WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Planejamento

16/03/2016 - Prefeitura já tem vencedor do concurso nacional Monumento Passagem Tocha Olímpica

A Prefeitura de Uberaba por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana já tem o vencedor do Concurso Público Nacional Monumento Passagem Tocha Olímpica 2016. O vencedor da proposta foi Luciano Gonçalves Gomes, cujo projeto ganhou 68,75 pontos junto à comissão julgadora do concurso. O monumento será construído no canteiro da Praça Manoel Terra, na Avenida Leopoldino de Oliveira e registrará a passagem da tocha pela cidade.


O segundo lugar foi para Daniel Assuane Duarte que totalizou 66,5 pontos e o terceiro foi para Marcos Fonseca Emídio, que somou 50 pontos. O primeiro lugar leva o premio de 35 mil e deverá implantar o projeto, incluindo no valor do prêmio todas as despesas com materiais e mão de obra, necessários, para a execução e instalação da escultura no prazo máximo de 58 dias. O segundo e terceiro lugar recebem menção honrosa.


A comissão instituída para selecionar as propostas para o Monumento Passagem Tocha Olímpica 2016 foi composta de membros do poder público e do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro. O superintendente de Planejamento Urbano, Daniel Felipe Rodrigues Pereira, explicou que durante o processo de apuração, os projetos foram numerados e lidos em voz alta.


“A comissão analisou projeto por projeto, apontando cada item de relevância que poderia agregar e desagregar valor no local e no momento histórico da cidade. Feitas todas as ponderações a respeito de cada proposta, a pontuação foi distribuída, por membro, ou seja, cada um pontuou em folhas separadas individualmente e somente ao final das análises cada um divulgou suas notas para ser preenchida a tabela de pontuação total, e assim ser determinado o vencedor”, explica Daniel.


Ao todo, foram submetidos 10 projetos, cada proposta, foram avaliados nos requisitos relativos ao conceito do objeto, material, durabilidade e orçamento. E também os critérios básicos como; criatividade, objetividade, clareza, atendimento ao programa, qualidade estética, exequibilidade, viabilidade tecnológica, economicidade, uso racional dos recursos naturais, viabilidade dos materiais propostos, apelo simbólico compatível com a passagem da Tocha Olímpica por Uberaba, entre outros de ordem técnica e cultural. A escolha da proposta teve como um dos critérios a contemporaneidade do projeto e seu conceito.


Apesar da proposta ainda estar em análise do Comitê Olímpico no Rio de Janeiro, foi autorizada a divulgação do vencedor.


Daniel apontou que um dos fatores principais analisados no projeto vencedor foi a riqueza de detalhamentos exposta na proposta, com todas as planilhas orçamentárias, organograma, cronograma, estudo luminotécnico, projeto estruturante, enfim, estava completo e pensado já para ser implantado, “além de que, tinha muita qualidade estética no conceito dele”, afirma.


O monumento deverá ser executado com material durável e resistente com vida útil mínima de 25 anos, considerando-se a exposição da obra ao tempo. Todas as informações com a ata da reunião da comissão julgadora será divulgado no Jornal Porta Voz desta quarta-feira, dia 16. 
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Planejamento



Voltar