WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

12/01/2016 - Secretaria de Educação envia sugestões para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BCN)

O município de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), tem investido, incessantemente, na busca de uma educação pública de qualidade. Maria Inez Pucci de Martino Prata, chefe do Departamento Pedagógico da SEMED, afirma que o município de Uberaba apoia as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNC) e, por isso, enviou uma equipe, nos dias 11 e 12 de outubro de 2015, à Belo Horizonte, no Seminário Base Nacional Comum, Acompanhamento e Monitoramento do Plano Estadual de Educação e Planos Municipais de Educação. Este seminário aconteceu com o intuito de coletar informações dos municípios e de educadores para contribuir para a publicação do BNC, que conta com 70% de currículo comum e 30% de currículo com especificidades regionais.
Esse evento, uma iniciativa da Undime/Minas Gerais, contou com a participação de dirigentes municipais de educação, equipes das secretarias de educação, educadores, especialistas e representantes do Ministério da Educação (MEC), ocasião em que foi discutida a importância da Base Nacional Comum Curricular (BNC).
Logo depois, já em Uberaba, aconteceu uma reunião com representantes de vários segmentos da educação para apresentar a proposta da BNC. Dessa reunião, instituiu-se uma comissão de coordenação e análise de propostas para a Base Nacional Comum da SEMED, coordenada pela pedagoga Maria Inez e composta por outros profissionais da Rede Municipal de Ensino.
Os integrantes da Comissão reuniram-se a fim de elaborar e formatar a proposta da SEMED. Após análise e estudo da proposta BNC, concluíram que a sociedade terá clareza dos elementos fundamentais a serem ensinados nas Áreas de Conhecimento: Matemática, Linguagens e Ciências da Natureza e Humanas.
De acordo com Maria Inez, as Matrizes Curriculares da Rede Municipal de Ensino estão em consonância com as propostas da BNC e ressalta que as matrizes da Educação Infantil (de 0 a 3 anos de idade) foram alteradas, com o objetivo de atender, com mais rigor científico-pedagógico, às crianças dessa faixa etária e estimular, adequadamente, cada etapa do desenvolvimento infantil (cópias anexas). “Convictos de que a Base Nacional Comum é uma conquista social e, também, um marco importante rumo à garantia da educação que ofereça oportunidades iguais e equânimes para todos os alunos do Brasil, esperamos que as sugestões apresentadas pela Secretaria Municipal de Educação de Uberaba possam contribuir para a etapa final de elaboração da Base Nacional Comum Curricular”, diz.
O BCN será entregue em junho, pelo Ministério da Educação e poderá acatar ou não as sugestões do Município de Uberaba.
Jorn. Monica Cussi
Comunicação SEMED

www.facebook.com/PrefUberaba

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar