ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Alunos da Rede Municipal participarão da mostra teatral do Mínima Cena 2015, realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em comemoração aos 180 anos de teatro na cidade. A mostra, que neste ano completa sua terceira edição, tem como objetivo estimular a criatividade, a produção teatral nas áreas de artes cênicas e fomentar a formação de público para suas produções. Com esta ação, a instituição tem revelado novos talentos, com foco na indústria local de atores, dramaturgos, produtores, diretores, dentre outros e, ainda, contribuindo para a consolidação da produção teatral na região.
Ao todo são 18 cenas inscritas com grupos artísticos profissionais, amadores e escolares das cidades de Uberaba, Uberlândia e Araguari. Cada artista ou grupo tem entre 5 e 10 minutos para apresentar sua cena, que pode ser dramática, comédia, dança, teatro, tragédia, entre outras. Não há divisão de gênero das cenas e todas são julgadas por júri técnico dentro da competição, que prioriza a interpretação, criatividade, expressão corporal, vocal e figurino.
Um dos grupos de Uberaba que irá atuar no evento é da equipe Sonhart, ministrado pela professora Ana Elisa. A equipe é composta por dez meninas do oitavo ano, que trabalham com o Projeto Jornada Ampliada da grade extracurricular, na Escola Arthur de Mello Teixeira. A companhia apresentará a quinta cena, amanhã (24), com o tema “Marias” que envolve várias histórias de violência doméstica, vividas pelas próprias alunas, com cenas de 10 minutos. “Mesmo que este tema seja marcante, nós nos preocupamos em deixá-lo mais suave, de uma forma mais corporal, performático, envolvido com poemas. Para saber mais sobre este tema, foi desenvolvido uma pesquisa de estudo para levar esta arte ao palco. O teatro é um incentivo para a formação humana e valorização de cada uma, respeitando os seus limites e trabalhando o que cada jovem tem de melhor. Esta socialização influência na alta estima e trabalha com o criativo que é o ponto principal”.
Outra participação que fará abertura do último dia do evento (25), é a Escola Municipal Professor José Macciotti, ministrado pelo Professor Tony Estevan, com a peça intitulada “A casa das bonecas”, com foco no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Esta peça é uma adaptação do próprio professor, com duração de 10 minutos. “O teatro ultimamente é uma das formas mais inclusivas, onde você descobre alunos com maravilhosas qualidades. Além das qualidades o teatro consegue melhorar a fala, a linguagem e a dicção dos alunos. E sem o apoio da Prefeitura de Uberaba, através do CEMEA Abadia (Centro Municipal de Educação Avançada), o nosso grupo não teria realizado estas descobertas” finaliza.
No evento haverá ainda o espetáculo “Que Azar” do Núcleo Teatral SESI e também premiações com troféus, para as três melhores cenas de melhor ator, atriz, direção, figurino e o prêmio do júri popular, com votação aberta ao público. O primeiro lugar de melhor cena, ainda leva o incentivo de montagem com auxílio técnico do Teatro SESI Uberaba, uma diária para apresentação em 2016, seis meses de utilização de sala de ensaio para produção artística e percentual do valor arrecadado na bilheteria do evento.
O evento será neste Sábado e Domingo às 19h, no Teatro SESI Uberaba, situado na Praça Frei Eugênio, 231, com classificação livre.
Jorn. Katiuscia Antunes
Comunicação PMU
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h