WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

06/10/2015 - PSE orienta escolas e pais para proteger alunos do tempo quente e seco

A equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) encaminhou às escolas da rede municipal de Uberaba um pedido de atenção a respeito do tempo seco e quente. O documento oferece orientações e dicas aos pais e educadores com o objetivo de manter os alunos hidratados e preparados para a estação seca. De acordo com a analista de gestão educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Maria dos Anjos Rodrigues, as orientações começaram a chegar nas unidades de ensino do município a partir da última quinta-feira (1).

“Já enviamos o documento para todas as escolas. Cabe agora à comunidade colocar em prática os cuidados para garantir que o tempo seco e a umidade baixa não causem problemas de saúde em nossos jovens”, aponta Maria dos Anjos. O documento foi elaborado pela nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Graziela Feliciano, que é um dos membros do PSE. Ela explica os riscos que as temperaturas altas e a umidade baixa podem representar para as crianças e adolescentes.

“O principal perigo é a desidratação. Nesta época do ano, o corpo perde uma grande quantidade de água e, além disso, as crianças esquecem-se, muitas vezes, de beber água. Doenças respiratórias também são comuns quando a umidade fica muito baixa”, pontua a nutricionista.

É importante, segundo Graziela, evitar oferecer refrigerantes e sucos industrializados para as crianças. “O açúcar faz o líquido permanecer mais tempo no estômago, deixando menos água à disposição no organismo. Em vez de reidratar, essas bebidas podem piorar a sensação de sede”, afirma.

Outro conselho oferecido pelo PSE é evitar a atividade física ao ar livre entre as 10h e 16h, horários em que o calor é mais intenso. Os pais devem enviar garrafas de água com as crianças para a escola, para que a hidratação se torne um hábito. Além de água, sucos naturais e água de coco também são opções saudáveis. O documento pontua, ainda, que os lanches das crianças devem consistir em alimentos leves e de digestão fácil, como frutas, legumes, verduras e sucos naturais, que auxiliam na reidratação. Alimentos fritos devem ser evitados. Outro comportamento eficaz é vestir roupas leves para combater o calor e a baixa umidade do ar.

Na Escola Municipal Ricardo Misson, a diretora Raquel Beatriz Dias de Oliveira já tomou providências em relação ao assunto antes mesmo do comunicado chegar à escola, principalmente no período da tarde, quando aumenta a temperatura e os riscos para as pessoas. “Pedi para as crianças virem de sandálias, de short do uniforme e evitar ao máximo o jeans. Eles também trazem a garrafa de água de casa para terem água sempre na mão”, conta.

As aulas externas, como as de educação física, foram redimensionadas. Agora, os alunos estão tendo atividades debaixo das árvores, com conteúdos ligados às disciplinas escolares, como os jogos de xadrez e os jogos cooperativos (dinâmicas). “Aproveitamos para aliar os conteúdos e trabalhar, por exemplo, os valores”, completa.

 

Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar