ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Com o objetivo de orientar os profissionais que trabalham com o Programa Bolsa Família nas unidades escolares, a Secretaria de Educação por meio da seção de Programas Federais realiza este ano a 2ª capacitação para os operadores escolares. Todos os operadores do Sistema Presença e os diretores das escolas municipais e estaduais foram convocados para participarem das atividades de orientações que acontecerão na próxima quinta (6), a partir das 13h, na Casa do Educador.
O Sistema Presença é uma tecnologia social de acompanhamento e monitoramento da frequência escolar de estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família. É também uma importante estratégia de acompanhamento e monitoramento da universalização da educação básica, sobretudo de crianças, adolescentes e jovens com renda familiar per capita inferior a R$77 reais mensais.O não lançamento da frequência escolar no Sistema Presença incidem diretamente no impacto financeiro das famílias beneficiadas, bem como na perda de recursos para o município.
Segundo a diretora da Diretoria de Ensino, Sônia Manzan, manter o sistema atualizado é de suma importância não só para as famílias que recebem o beneficio, mas também as escolas. "Por meio dos dados produzidos e sistematizados, os gestores públicos podem atuar intersetorialmente, buscando soluções para a melhoria da qualidade do acesso, da permanência e do sucesso escolar dessa população em contexto de vulnerabilidade social", explica.
O acompanhamento da frequência às aulas tem como objetivo reforçar a inclusão e a permanência escolar. Manter crianças e jovens na escola é um dos compromissos assumidos pelas famílias beneficiárias do Bolsa Família. O acompanhamento é feito bimestralmente para os alunos entre 6 e 17 anos de idade.
Com base no ultimo levantamento divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, realizado no bimestre de (fevereiro, março) de 2015, o sistema atingiu o percentual de 87,4% para crianças e adolescentes entre 6 a 15 anos de idade o que equivale a 7.644 alunos acompanhados em relação ao público no perfil correspondente a 8.741. Para os jovens entre 16 e 17 anos de idade, o percentual atingido foi de 75,5%, resultando em 907 jovens acompanhados de um total de 1.201.
"Esses números apontam o compromisso dos Operadores Escolares em acompanhar sistematicamente a frequência dos alunos nas escolas e realizar esse lançamento no Sistema Presença, enviando assim dados concretos e reais ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome", aponta a diretora.
Camila Paiva – Estagiária Comunicação PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h