WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

06/07/2015 - Chuvas fazem o consumo de água diminuir em Uberaba

Em 2015 já choveu 46% a mais que no ano passado
 
Dados levantados pelo Codau apontam redução média de 11% no consumo de água em Uberaba nos cinco primeiros meses de 2015. Segundo o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, a redução é reflexo de dois fatores, um é com relação ao aumento do volume de chuvas neste ano, 46% maior que em 2014. E o segundo é a adesão de uma parcela de consumidores que demonstram mais consciência quanto ao uso racional da água.
 
No levantamento feito pela autarquia alguns meses chegaram a registrar picos de 18% (janeiro/14 em relação à janeiro/14) de redução de consumo, levando-se em conta um universo de 163 mil economias e para todas as categorias - residencial, comercial, industrial, social e público. “A população passou por uma crise muito drástica no ano passado e esses números também refletem a adoção de novos hábitos de consumo. Mas é devido sobretudo ao alto índice pluviométrico de 2015, pois neste ano choveu bem mais do que no primeiro semestre do ano passado”, destaca Luiz Neto.
 
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), durante todo o ano de 2014 choveu apenas 1181 mm. Em 2015, de janeiro a junho, já foram registrados 958 mm.  Esse quadro do índice pluviométrico reflete diretamente no consumo, pois afasta as pessoas das atividades externas, portanto é menos limpeza, e menos uso da água. Até as tarefas de lavar roupa, ou lavar a calçada, como é o hábito de muitos uberabenses, para retirar sujeira e poeira, passam para o segundo plano.
 
‘As campanhas de economia de água e de adoção de novos hábitos de consumo, trabalhados em nível local por dezenas de campanhas de conscientização, desenvolvidas não só pelo Codau, mas por diversos segmentos da sociedade, ajudaram a ampliar ainda mais a consciência da população’, ressaltou Guaritá. Ele acredita que a dimensão real de uma nova postura dos consumidores frente ao uso racional da água, será testado quando o período de seca começar, a partir de julho/agosto.
 
 
Ascom Codau 

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar