ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Levantamento apontou que cerca de 60 espécies de aves vivem no Parque das Acácias (Piscinão), em Uberaba. A partir dessa informação, o projeto Verdetur desenvolveu atividade que alia à leitura. Durante todo o mês de setembro o trabalho será voltado para esta iniciativa. Para isso foram eleitas oito espécies que coincidem com as tratadas no livro Revoada de Versos, de André Luis Oliveira e Marciano Vasques, pela editora Coruja. O Verdetur é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), por meio do Departamento Cultural e é vinculado ao Proler focando na leitura literária, de mundo e percepção ambiental.
A partir de pranchas com a imagem das aves e referências científicas a elas relacionadas, os estudantes desenvolvem trabalho campal de identificação no ambiente e trabalho de linguagem científica e poética, observando as próprias aves, reconhecendo-as e também o ambiente e a realidade que as cercam, como as árvores e todo o habitat.
Segundo a coordenadora do projeto, Tânia Ulhoa, tudo é integrado para levar os alunos a perceberem o ambiente físico externo e como o homem age nele. O projeto é voltado para as escolas municipais, especialmente os estudantes da jornada ampliada que reúnem agentes ambientais, agentes de leitura e grêmios.
Na prática, o Verdetur alia leitura e sustentabilidade; é uma boa leitura aliada ao ar livre e muito verde. A intenção é aliar os projetos desenvolvidos nas unidades escolares urbanas e rurais, que são atividades integradas de incentivo à leitura, à educação ambiental. O Verdetur é uma ação que proporciona o contato dos alunos com a história e natureza do parque a partir de práticas de leitura e sustentabilidade.
Para participar do Verdetur, as escolas interessadas podem fazer o agendamento no Departamento Cultural da Semec pelo e-mail: prolervaleriogrande@uberabadigital.com ou pelo telefone (34)3318-0768, em horário comercial.
Jorn. Gê Alves
Comunicação/PMU 23/09/14
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h