WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

08/03/2014 - Alunos da rede municipal recebem livros didáticos para o ano letivo de 2014

No ano passado a Prefeitura de Uberaba, decidida a interromper o sistema estruturado de ensino e a adotar o livro didático, se cadastrou junto ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ministério da Educação e Cultura. O Município aderiu a todos os conteúdos e encaminhou a previsão de demanda para o ensino fundamental do 6º ao 9º ano.

A diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Sônia Manzan, afirma que a cidade está recebendo os livros este ano e trabalhando com remanejamento interno e reserva técnica a fim de garantir os seis livros a cada um dos alunos. Enquanto isto, a orientação é que o material seja utilizado apenas em sala de aula.

É que o pedido é feito baseado no censo escolar do ano anterior e geralmente a primeira remessa não é suficiente para atender a 100% dos matriculados, ficando um pequeno universo pendente. E é aí que entra a chamada reserva técnica. Na semana passada, Sônia, esteve em Brasília com a equipe do PNLD onde protocolizou o pedido para liberação desta reserva e, desta forma, no máximo em 30 dias os exemplares que faltam deverão chegar à cidade.

O PNLD vem substituir o sistema estruturado instituído em 2010 em Uberaba. No ano passado o Município decidiu retomar o livro didático. Sônia defende o sistema, ressaltando que os títulos disponibilizados pelo MEC são selecionados por professores doutores de mais de 30 universidades federais brasileiras. Os livros tem caráter rotativo com duração de três anos letivos. Em Uberaba, conforme Sônia Manzan, a definição dos livros, a partir dos oferecidos pelo Governo Federal, passou por consulta prévia ao corpo pedagógico das escolas.  

 

Jorn. Gê Alves

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar