ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
O prefeito Anderson Adauto recebeu autorização da Secretaria do Tesouro Nacional para a aquisição de 10.147 netbooks, a serem entregues aos alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de Uberaba. Os computadores portáteis serão utilizados pelos estudantes em sala de aula e poderão ser levados para atividades em casa, dentro do Programa Um Computador por Aluno (Prouca).
Anderson declarou que a liberação do valor de R$ 3.492.394,46 pela Secretaria do Tesouro Nacional demonstra a saúde financeira do município. Os recursos serão saldados em 36 parcelas mensais, após seis meses de carência, com juros de 4% ao ano, acrescidos de atualização monetária pela TJLP.
Com essa compra, o Prouca irá beneficiar aproximadamente 12 mil estudantes do 6º ao 9º ano, ou seja entre 11 e 14 anos, da rede municipal de ensino, a partir do primeiro dia de aula do 2º semestre. Atualmente seis escolas estão inseridas no programa, sendo que 1.500 alunos já fazem uso da ferramenta. “O projeto piloto mostrou a eficácia do manuseio dos computadores nas tarefas de casa, principalmente nas pesquisas. Por isso, decidimos estender o Prouca para os alunos dessas séries”, explicou Anderson.
Segundo a secretária de Educação e Cultura, Mara Bóscolo, o Prouca não é somente uma ferramenta pedagógica, como também propicia a inclusão social, uma vez que ao levar o computador para a casa, àqueles que nunca tiveram acesso ao equipamento, começam a ter contato com esse mundo de conhecimento.
O Prouca é um programa do Governo Federal, onde a cidade foi contemplada a partir da Escola Municipal Uberaba. Depois do projeto piloto, cujos equipamentos foram enviados à cidade sem qualquer contrapartida, a Prefeitura encampou a ideia expandindo a proposta com recursos próprios a outras cinco unidades de ensino e agora para todas as outras.
Juntamente com a Secretaria de Educação, o prefeito Anderson Adauto tem percorrido as escolas da rede e conversado com os pais. Além de ressaltar a importância do Prouca como um grande avanço na busca do ensino de qualidade, o chefe do Executivo também estabeleceu um compromisso com os pais e responsáveis em cumprir a meta de 90% de aproveitamento no mínimo do material didático do Colégio Dr. José Ferreira. Ele salientou que o sistema estruturado de ensino está entrando em seu segundo ano consecutivo e após o momento inicial de adaptação, agora é preciso avançar.
Dois alunos de cada uma das 29 escolas municipais passaram por treinamento e atuarão como monitores do Prouca, servindo de multiplicadores de conhecimento, assim que os netbooks forem entregues, revelou Mara Bóscolo.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h