WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

09/12/2011 - Universidade Aberta do Brasil forma primeira turma de Pedagogia em Uberaba

A primeira turma de graduação do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do projeto Universidade Aberta do Brasil (UBA), com pólo em Uberaba, realiza neste sábado (dia 10), às 8h, as atividades de encerramento com a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e pôsteres dos trabalhos, que estarão fixados na quadra da Escola Estadual Boa Vista.

O UAB foi criado em 2005 pelo Governo Federal com objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior. O projeto está presente em mais de 290 cidades, além de Uberaba. Em 2007, o curso de Pedagogia recebeu a primeira turma e, após quatro anos, realiza a conclusão. O curso foi realizado na modalidade não presencial, ou seja, à distância. Ao todo são 50 alunos expondo as produções acadêmicas.

A banca para a avaliação dos trabalhos será composta pela coordenadora do curso, tutora presencial e um convidado. Cerca de 90% dos alunos são da rede municipal e estadual de ensino, tendo em vista que até 2014, todos os professores do ensino infantil e que possuem magistério terão que se adequar a uma determinação do Ministério da Educação (MEC). Todos eles deverão ter diploma de ensino superior na área de educação, para assumir uma sala de aula.

Uberaba conseguiu pleitear o pólo, sendo considerado um dos maiores da região, pois apresentou o projeto elaborado junto ao MEC, para ser a mantenedora. Com isso, ela fornece o espaço para a instalação da UAB, atualmente na Escola Municipal Boa Vista, funcionários administrativos, apoio tecnológico, por meio da Codiub e divulgação de eventos e novos cursos.

Atualmente, o pólo conta com 10 cursos de graduação e pós-graduação. Todos são na modalidade à distância e ofertados pelas Universidades Federais, tais como Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UniRio), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).
 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar