WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

06/06/2011 - Proler reúne escritores de renome nacional em Uberaba

Com a presença de escritores renomados, acontecerá o XIV Encontro Regional do Proler Vale do Rio Grande, a partir de quarta-feira (dia 8), em Uberaba. Dentre eles estão Fernando Nuno, Carla Caruso, José Carlos Aragão, Silvana Salerno e Aline Abreu. O evento começa com minicursos de leitura na unidade da Unipac, localizada na rua Senador Pena, 521, das 8 às 11 horas, das 13 às 16 horas, e, inclusive das 19 às 22 horas.

Os escritores e pesquisadores Darci Bosco falará sobre “Laços de afeto entre crianças e livros”; Fernando Nuno e Silvana Salerno sobre “Os clássicos da literatura”; Beth Ziani sobre “Literatura e outras linguagens”; Aline Abreu sobre “O texto visual na literatura para crianças”; José Carlos Aragão sobre “O teatro em sala de aula”; Carla Caruso sobre “A língua na poesia”; Elizete Lisboa sobre “Como formar leitores”; Edison Rodrigues Filho sobre “Leitura de Hoje”; Neusa Sorrenti sobre “Poesia: violeta escondida sob as folhas da escola”; e Maria Cecília Mollica sobre “A imanência das línguas naturais em prática na EJA”, no período da manhã de quarta-feira, na Unipac.

Os minicursos prosseguem na Biblioteca Municipal Bernando Guimarães, com o tema “Preservação e conservação de acervo em bibliotecas”, sob a orientação de Juçara Pinto, em atividades no período da manhã e tarde de quarta-feira. Já no período noturno de quarta e quinta, na Unipac, serão realizados minicursos sobre “Laços de afeto entre crianças e livros com Darci Bosco; “Biclioteca escolar” com Ana Zago; e “Trabalhando leituras, despertando valores”, com Magna Godinho.

Ainda na quinta-feira, das 8 às 16 horas, conferências, mesa-redonda e dedo de prosa no Cine Teatro Vera Cruz. A primeira conferência tratará do tema “Literatura e diversidade cultural na escola”, com o ator, dramaturgo, diretor e escritor José Carlos Aragão. Em seguida mesa-redonda sobre “Produção literária contemporânea e a formação de leitores”, com a escritora Carla Caruso, o escritor e professor Fernando Nuno e a artista plástica e escritora Aline Abreu. A segunda conferência discute o tema “Letramento nos diferentes gêneros dircursivos em EJA, com a escritora e professora Maria Cecília Mollica. A segunda mesa-redonda será com a professoras e escritoras Elizete Lisboa e Neth Ziani, enfocando “Literatura e inclusão social”.

Na sexta-feira (dia 10), das 8h15 às 16h30, acontece o III Fórum Regional Proler sobre Políticas Públicas para o Livro e a Leitura, no Cine Teatro Vera Cruz. A conferencia de abertura estará a cargo da coordenadora geral do Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Maria Antonieta Antunes Cunha. Em seguida, mesas-redondas com o advogado e escritor Hidelbrando Pontes Filho sobre “Propriedade intelectual e direitos autorais”; com o escritor e roteirista Edison Rodigues Filho sobre “Leitura de hoje”; e com a professora e pesquisadora Fernanda Pedrosa sobre “A pesquisa em leitura”.

O secretário de Educação de Uberaba, José Vandir de Oliveira, destaca que os eventos reunirão educadores, escritores e personalidade de renome nacional, que promovem a reflexão, a capacitação de mediadores de leitura e atuam no âmbito das políticas públicas federais e estaduais de valorização da cultura letrada.

A promoção e realização é do Ministério da Cultura, através da Fundação Biblioteca Nacional, e Comitê Regional do Proler Vale do Rio Grande, composto pelo Centro de Educação Ambiental Sítio da Pedreira, Unipac, Facthus, Livraria Alternativa, Prefeituras e Água Comprida, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Delta, Frutal, Iturama, Pirajuba, Sacramento, Veríssimo e Uberaba, Sociedade Amigos da Biblioteca Pública e UFTM.
 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar