WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Covid19

02/02/2022 - Governo Municipal republica por aperfeiçoamento o Decreto de enfrentamento da Covid

O Governo Municipal republica por aperfeiçoamento I, nesta segunda-feira (31), o Decreto nº 1.672, que trata do enfrentamento da Covid-19. Serão mantidas as restrições impostas na semana anterior, com o acréscimo de regras relacionadas às atividades escolares, tendo em vista o retorno das aulas presenciais, fevereiro. As medidas vão vigorar por uma semana, com a avaliação da situação pelo Governo nesse período.

 

Entre os cuidados impostos, preservando a saúde dos alunos com o início das aulas, as instituições escolares, públicas e privadas, devem ofertar atendimento remoto aos estudantes de risco ou que testem positivo à Covid-19.

 

O Decreto determina também que compete à Secretaria de Educação regulamentar, em legislação própria, o retorno às aulas presenciais nas Unidades Educacionais da rede municipal de ensino, bem como o retorno dos profissionais da pasta às suas atividades.

 

Outro ponto do conjunto de normas recomenda a observação dos parâmetros mínimos previstos no Protocolo Sanitário das Atividades Escolares, divulgados pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (sétima versão), bem como as medidas preventivas nele contidas.

 

As medidas incluem a adoção de horários diferenciados para refeições e atividades afins, com revezamento entre os alunos, evitando-se aglomerações. E também para evitar aglomeração fica definido o distanciamento de 90 cm entre as carteiras.

 

Além disso, o transporte escolar deve obedecer às normativas sanitárias que incluem: ocupação do veículo condicionada ao cumprimento das medidas de biossegurança; e fornecimento obrigatório de álcool em gel 70% para higienização das mãos e aferição de temperatura de todos que entrarem nos veículos.

 

Equipes das Secretarias de Saúde e Educação vão trabalhar em ação conjunta para contenção de eventuais contaminações de alunos, ressaltando os protocolos aos pais e estudantes.

 

Indicadores da situação da pandemia na cidade foram apresentados pelo Comitê Técnico de Enfrentamento da Covid. Os índices analisados correspondem à semana (23 a 29/01/2022), em que a Taxa de Ocupação de Leitos de UTI ficou em 52%, enquanto a Taxa de Ocupação de Leitos de Enfermaria ficou em 79% e a Taxa de Positividade em 46,52%.

 

Os índices mantêm o estado de alerta, justificando a manutenção de cuidados, por parte da área técnica da Saúde. Com isso, é reforçado apelo à população na manutenção dos cuidados de proteção individual e coletiva, principalmente higienização das mãos, distanciamento, uso de álcool em gel, uso de máscara e vacinação.

 

Escolas - Também na tarde desta segunda-feira (31), os titulares da Saúde, Sétimo Bóscolo Neto, e da Educação, Sidnéia Zafalon, reuniram-se com representantes das escolas particulares, estaduais e federais de Uberaba.

 

No encontro, foram passadas as orientações para o retorno às atividades presenciais nas instituições de ensino. As orientações reforçam as regras contidas no Decreto, dentre elas a necessidade de se manter o distanciamento entre carteiras, em 90 cm, além da possibilidade de aulas remotas aos alunos com comorbidades ou com síndrome gripal que necessitarem ficar em casa.

 

 
 
 

Outras Notícias: Covid19



Voltar