WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

05/10/2021 - Defesa Civil alerta população sobre cuidados durante o período chuvoso

A Secretaria de Defesa Social, por meio da Defesa Civil de Uberaba, alerta a população sobre os cuidados em relação à volta de chuvas intensas, que ocorrem no período de outubro até março. Nesta terça-feira (5), o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) fez previsão de mais um dia com tempo severo no Estado, entre o sudeste do Triângulo Mineiro, Campo das Vertentes, Oeste, Sul de Minas, Zona da Mata e sul da Metropolitana. As tempestades que se formarem nessa área deverão produzir rajadas de vento intensas, alta precipitação e granizo severo.

A orientação da Defesa Civil de Uberaba é que a população tome alguns cuidados durante fortes pancadas de chuvas, como: evitar o uso de aparelhos ligados a tomadas, como telefones e computadores e eletrodomésticos, bem como condutores de energia; não se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento ou durante chuvas fortes; não estacionar carros próximo a torres de transmissão, árvores ou placas de propaganda; evitar dirigir em locais tomados pela água, pois ela impede a visibilidade de bueiros e buracos na pista.

Para moradores de prédios, a recomendação é não usar elevadores em casos de temporais e se alguém ficar preso, devido a uma queda de energia, acionar o Corpo de Bombeiros ou a empresa responsável, além dos responsáveis pelo prédio, como porteiros. É importante manter a calma. As pessoas também devem ficar atentas em relação à manutenção de casas e edifícios residenciais e comerciais, realizando vistorias regulares e observando se há infiltrações ou rachaduras nas estruturas.

Se for pego desprevenido dirigindo em um temporal, o ideal é parar o carro em um local e esperar a tempestade passar. Se isso não for possível, manter a distância segura do veículo da frente, ligar o pisca alerta para evitar colisões em freadas inesperadas é fundamental, assim como evitar as ultrapassagens. Em casos de acidente, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo número de telefone 193.

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar