WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

19/01/2021 - Sagri muda tratores de departamento para integrar atendimento à Agricultura Familiar

A Secretaria Municipal do Agronegócio (Sagri) está retomando a coordenação da frota de tratores para o Departamento de Produção Agropecuária. A medida visa dinamizar o preparo do solo para pequenos produtores da Agricultura Familiar no Município.


A decisão, ressalta o titular da pasta, José Geraldo Borges Celani, foi tomada conjuntamente com os técnicos da Sagri. “Com isto, os 18 tratores da Patrulha Rural, que por cerca de três anos ficaram ligados ao setor de Estradas, agora retornam ao departamento de origem, o de Agropecuária. Os veículos e os implementos deixam o Horto Municipal, passando a ter pátio específico, possivelmente em terreno situado ao lado do Centro de Distribuição da Prefeitura, no DI 1”, relata.


De acordo com Celani, a medida visa integrar e dinamizar as ações de preparo de solo oferecidas pela Sagri aos integrantes da Agricultura Familiar em Uberaba. “Já na visita a propriedade rural, o técnico do Agronegócio poderá apontar a melhor área a ser preparada e, de imediato, fazer a coleta de material para análise do solo. Situações que agilizarão o processo, possibilitando ainda ao produtor esparramar o calcário antes de gradear a terra, o que é o correto”, frisa o secretário.


Com esta definição, Celani informa que os pequenos produtores deverão procurar o Departamento de Agropecuária, na sede da Sagri, e fazer a devida inscrição para preparo de solo. Ele lembra que a prioridade é para os integrantes da Agricultura Familiar, determinação da prefeita Elisa Araújo e medida que o departamento sempre tentou seguir. Outra novidade a ser implementada, também solicitada pela chefe do Executivo, destaca o secretário, será a publicação da ordem dos inscritos no Portal da Transparência da Prefeitura, o que possibilitará o produtor acompanhar e se programar para o benefício, além é claro, de demonstrar a lisura do mesmo.


O secretário do Agronegócio enfatiza que dos 18 tratores, 10 serão devidamente recuperados, uma vez que, no momento, não apresentam condições de uso. “Já fizemos o orçamento para os reparos e dependemos agora da aprovação da prefeita para execução dos serviços”, descreve ele, acrescentando que dos oito tratores funcionando, quatro passarão por serviço de manutenção ainda nessa semana.


Nos últimos anos, a Sagri tem mantido média de 500 atendimentos de preparo de solo/ano, sendo a maioria destinada à formação de canteiros para a horticultura, além de reforma de pastagens e preparo de solo para pequenas lavouras, especialmente de milho.


Pelo serviço o produtor paga R$50 a hora trabalhada no uso do trator pequeno e quando é necessário utilizar o trator de maior potência, o valor passa para R$75 a hora. Celani deixa claro que os valores entram como forma de contribuição, uma vez que a maior parte do custo com o serviço é bancada pelo poder público, como forma de incentivar o pequeno produtor integrante da Agricultura Familiar no Município.

 

Jorn. Rubério Santos

 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar