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Diretoria de Logística

 

A Diretoria de Logística é composta por:

I - Departamento de Manutenção e Infraestrutura Escolar:

a) Seção de Patrimônio;

b) Seção de Manutenção de Computadores;

c) Seção de Alimentação Escolar;

II - Departamento de Transporte:

a) Seção de Transporte Escolar Urbano;

III - Departamento de Gestão de Pessoal

a) Seção de Provimento de Pessoal;

b) Seção de Acompanhamento e Suporte Pessoal;

A Diretoria de Logística tem por finalidade colaborar com os superiores diretamente vinculados, no desempenho de suas funções, dentro dos limites de competências de sua área de atuação, competindo-lhe:

I - Planejar, orientar, monitorar, coordenar, gerenciar, dirigir, supervisionar, estabelecendo normas, metas e prazos das unidades subordinadas;

II - Planejar, executar, acompanhar e gerir, de forma proativa, todas as ações de logística no âmbito da SEMED, em integração com os demais setores, a fim de otimizar os recursos humanos e materiais para as ações decorrentes da execução da política municipal de educação;

III - planejar, prover e gerir a política de logística e modernização da infraestrutura física e material da SEMED e das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino;

IV - Propor, acompanhar e avaliar os projetos de construção, ampliação, reforma e manutenção da rede física educacional do Município, em integração com órgãos e setores afins;

V - Zelar, assessorar e controlar todos os bens patrimoniais adquiridos e pertencentes à SEMED; VI - atuar, de forma integrada com os demais órgãos da Prefeitura, no contexto de tramitação dos processos licitatórios, visando assegurar celeridade e conclusão desses processos, bem como viabilizar a execução do planejamento das ações da SEMED;

VII - zelar pelo cumprimento das metas do Plano de Gestão da Educação Municipal no que se refere à melhoria da estrutura física e dos recursos materiais, bem como da alimentação escolar e do patrimônio das Unidades Escolares Municipais;

VIII - acompanhar a operacionalização das metas e estratégias emanadas do Plano Decenal Municipal de Educação (PDME), relacionadas à política de logística na Rede Municipal de Ensino; IX - acompanhar as atividades inerentes ao Conselho de Alimentação Escolar (CAE);

X - Subsidiar e acompanhar a elaboração de Termos de Referência destinados aos processos de aquisições de materiais, prestação de serviços, fornecimento, locações diversas e outros, de acordo com as demandas no âmbito da SEMED;

XI - exercer outras atividades compatíveis com a natureza do cargo e de acordo com as Políticas Públicas Educacionais.

A Seção de Patrimônio tem por finalidade colaborar com os superiores diretamente vinculados, no desempenho de suas funções, dentro dos limites de competências de sua área de atuação, competindo-lhe:

I - Coordenar, controlar e executar as atividades típicas da unidade, estabelecer e assegurar o cumprimento de normas, metas e prazos;

II - Promover o acompanhamento dos processos de aquisições, estoque, transporte, armazenagem e controle de insumos, bens móveis e imóveis, assegurando, de forma efetiva e eficaz, o aporte logístico adequado e planejado à SEMED e às Unidades Educacionais da Rede Municipal e instituições conveniadas ao Município, aporte logístico adequado, planejado de forma efetiva e eficaz;

III - zelar pelos bens móveis e imóveis da Rede Municipal de Ensino e providenciar serviços de reparos que visem à preservação e a manutenção do patrimônio público, em articulação com os órgãos afins e as demais secretarias;

IV - Organizar, acompanhar e controlar a movimentação dos bens patrimoniais da SEMED, bem como manter atualizado o inventário patrimonial, em parceria com os órgãos afins;

V - Avaliar o descarte de bens permanentes, que estejam deteriorados ou em desuso, das unidades educacionais vinculadas à SEMED, de acordo com a legislação Municipal; comunicar a Secretaria de Administração para as providências de recolhimento;

VI - Zelar pelo acondicionamento adequado da documentação da SEMED de acordo com a legislação Municipal;

VII - exercer outras atividades compatíveis com a natureza do cargo e de acordo com as Políticas Públicas Educacionais.

O Departamento de Manutenção e Infraestrutura Escolar tem por finalidade colaborar com os superiores diretamente vinculados, no desempenho de suas funções, dentro dos limites de competências de sua área de atuação, competindo-lhe:

I - Planejar, orientar, monitorar, coordenar, gerenciar, dirigir, supervisionar, estabelecendo normas, metas e prazos das unidades subordinadas;

II - Realizar estudos relacionados à área de engenharia visando expansão e manutenção da rede física no sentido de promover a segurança e o conforto comunidades de ensino;

III - Promover a construção, manutenção e conservação dos prédios, materiais e equipamentos escolares;

IV - Promover em parceria com outros órgãos as autorizações e demais documentação correspondentes aos novos e antigos contratos de locações;

V - Disponibilizar no prazo estipulado recursos financeiros, materiais e equipamentos necessários ao bom andamento das unidades de ensino, de acordo com a sua tipologia;

VI - Exercer outras atividades compatíveis com a natureza do cargo e de acordo com as Políticas Públicas Educacionais.

A Seção de Patrimônio tem por finalidade colaborar com os superiores diretamente vinculados, no desempenho de suas funções, dentro dos limites de competências de sua área de atuação, competindo-lhe:

I - Coordenar, controlar e executar as atividades típicas da unidade, estabelecer e assegurar o cumprimento de normas, metas e prazos;

II - Promover o acompanhamento dos processos de aquisições, estoque, transporte, armazenagem e controle de insumos, bens móveis e imóveis, assegurando, de forma efetiva e eficaz, o aporte logístico adequado e planejado à SEMED e às Unidades Educacionais da Rede Municipal e instituições conveniadas ao Município, aporte logístico adequado, planejado de forma efetiva e eficaz;

III - zelar pelos bens móveis e imóveis da Rede Municipal de Ensino e providenciar serviços de reparos que visem à preservação e a manutenção do patrimônio público, em articulação com os órgãos afins e as demais secretarias;

IV - Organizar, acompanhar e controlar a movimentação dos bens patrimoniais da SEMED, bem como manter atualizado o inventário patrimonial, em parceria com os órgãos afins;

V - Avaliar o descarte de bens permanentes, que estejam deteriorados ou em desuso, das unidades educacionais vinculadas à SEMED, de acordo com a legislação Municipal; comunicar a Secretaria de Administração para as providências de recolhimento;

VI - Zelar pelo acondicionamento adequado da documentação da SEMED de acordo com a legislação Municipal;

VII - exercer outras atividades compatíveis com a natureza do cargo e de acordo com as Políticas Públicas Educacionais.

A Seção de Manutenção de Computadores tem por finalidade colaborar com os superiores diretamente vinculados, no desempenho de suas funções, dentro dos limites de competências de sua área de atuação, competindo-lhe:

I - Coordenar, controlar e executar as atividades típicas da unidade, estabelecer e assegurar o cumprimento de normas, metas e prazos;

II - Realizar a implantação dos Laboratórios de Informática e de Mesas Pedagógicas no que se refere à estrutura física e lógica, bem como garantir o suporte e a manutenção dos equipamentos instalados nesses laboratórios;

III - implantar e implementar redes locais (Intranet) em todas as Unidades ligadas à Rede Municipal de Ensino;

IV - Avaliar, planejar e elaborar projetos de implantação física de Laboratórios de Informática e de Mesas Pedagógicas na Rede Municipal de Ensino, numa perspectiva de Inclusão Digital para a melhoria do processo ensino-aprendizagem;

V - Acompanhar a evolução constante das tecnologias de informação e comunicação;

VI - Exercer outras atividades compatíveis com a natureza do cargo e de acordo com as Políticas Públicas Educacionais.

A Seção de Alimentação Escolar tem por finalidade colaborar com os superiores diretamente vinculados, no desempenho de suas funções, dentro dos limites de competências de sua área de atuação, competindo-lhe:

I - Coordenar, controlar e executar as atividades típicas da unidade, estabelecer e assegurar o cumprimento de normas, metas e prazos;

II - Promover o acompanhamento do controle de qualidade e do estoque dos diversos materiais destinados à alimentação escolar, visando à efetivação do controle de entrega, transporte e armazenagem dos diversos materiais de consumo das Unidades Escolares Municipais e das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conveniadas ao Município;

III - assegurar alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados e seguros aos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino e nas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conveniadas ao Município;

IV - Zelar pela segurança alimentar e nutricional dos alunos das Unidades Escolares Municipais e das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conveniadas ao Município;

V - Fiscalizar, por meio de ações educativas desenvolvidas conjuntamente com o quadro de nutricionistas da SEMED e profissionais responsáveis pelo setor nas Unidades Escolares Municipais e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do Município, diariamente, os serviços de alimentação escolar;

VI - Contribuir para a melhoria da alimentação dos alunos, mediante programas de educação alimentar e nutricional, visando ao desenvolvimento de práticas saudáveis de vida nas Unidades Escolares Municipais e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conveniadas ao Município;

VII - planejar, organizar e controlar as atividades relativas ao abastecimento de gêneros alimentícios, bem como a composição dos cardápios oferecidos na Rede Municipal de Ensino e nas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conveniadas ao Município, assegurando inclusive as dietas especiais;

VIII - planejar, organizar, coordenar e aplicar testes de aceitabilidade das preparações ofertadas aos alunos das Unidades Escolares Municipais;

IX - Elaborar, executar, fiscalizar e acompanhar planos de treinamento para manipuladores de alimentos das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conveniadas ao Município, bem como fiscalizar o treinamento dos manipuladores de alimentos prestado pela empresa terceirizada às Unidades Escolares Municipais;

X - Analisar a aceitabilidade e avaliação qualitativa dos produtos adquiridos;

XI - zelar pela aquisição proporcional de produtos oriundos da agricultura familiar, de forma a fortalecer, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio e órgãos afins, a produção dos alimentos do segmento;

XII - subsidiar, tecnicamente, os órgãos da Administração Pública encarregados de processar as licitações públicas e demais modalidades de compra de produtos/gêneros utilizados na alimentação escolar;

XIII - contribuir para a implantação de programas de educação alimentar e nutricional visando ao desenvolvimento de práticas saudáveis de vida que incluam também profissionais das Unidades Educacionais Municipais e das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conveniadas ao Município;

XIV - assegurar a organização e atualização dos documentos pertinentes à Seção de Alimentação Escolar, bem como disponibilizá-los para consulta dos órgãos públicos de fiscalização;

XV - Atuar, de forma proativa e organizada, assegurando o provimento necessário à execução das atividades, metas e ações da SEMED e das Unidades Educacionais Municipais, interagindo com órgãos afins, assegurando uma política efetiva de educação alimentar e nutricional, conforme preconiza o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE);

XVI - assessorar e assegurar as execuções das atividades do Conselho Nacional de Alimentação Escolar (CAE);

XVII - contribuir para o desempenho das atividades do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA);

XVIII - prestar atendimento aos gestores das unidades escolares municipais e aos coordenadores das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conveniadas ao Município, bem como aos pais de alunos e representantes do grêmio estudantil, a fim de devidos esclarecimentos às situações referentes ao fornecimento da alimentação escolar.

XIX - exercer outras atividades compatíveis com a natureza do cargo e de acordo com as Políticas Públicas Educacionais.

O Departamento de Transporte tem por finalidade colaborar com os superiores diretamente vinculados, no desempenho de suas funções, dentro dos limites de competências de sua área de atuação, competindo-lhe:

I - Planejar, orientar, monitorar, coordenar, gerenciar, dirigir, supervisionar, estabelecendo normas, metas e prazos da unidade subordinada;

II - Oferecer meio de locomoção aos alunos, comprovada a necessidade, assegurando-lhes o acesso e a permanência diária na escola, mediante a prestação de serviços com qualidade e segurança;

III - ofertar transporte aos diversos segmentos e aos profissionais da SEMED que atuam em propostas de assessoramento e visitas às unidades educacionais da Rede Municipal e instituições conveniadas ao Município;

IV - Assegurar o acesso dos profissionais da SEMED às unidades educacionais localizadas no campo;

V - Planejar, coordenar, fiscalizar, monitorar e avaliar as atividades inerentes ao transporte escolar, assegurando a prestação de serviço segura e de qualidade;

VI - Zelar pelo cumprimento das metas do Plano de Gestão da Educação Municipal no que se refere ao transporte escolar nas Unidades Escolares Municipais;

VII - acompanhar e coordenar a operacionalização das metas e estratégias emanadas do Plano Decenal Municipal de Educação - PDME, relacionadas ao transporte escolar na Rede Municipal de Ensino;

VIII - exercer outras atividades compatíveis com a natureza do cargo e de acordo com as Políticas Públicas Educacionais.

A Seção de Transporte Escolar Urbano tem por finalidade colaborar com os superiores diretamente vinculados, no desempenho de suas funções, dentro dos limites de competências de sua área de atuação, competindo-lhe:

I - Coordenar, controlar e executar as atividades típicas da unidade, estabelecer e assegurar o cumprimento de normas, metas e prazos;

II - Programar, coordenar, executar, controlar e avaliar o transporte escolar urbano e rural;

III - planejar e coordenar o itinerário de todos os veículos que realizam o transporte escolar urbano, atendendo às demandas das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino;

IV - Receber os Boletins de Tráfego, bem como emitir os relatórios necessários à execução orçamentária e financeira em tempo hábil, garantindo, assim, a prestação dos serviços;

V - Fiscalizar e, quando necessário, propor mudanças para garantir a otimização e a qualidade dos serviços de transporte prestados à comunidade escolar;

VI - Acompanhar os processos de credenciamento dos prestadores de serviços do transporte urbano, subsidiando os diversos setores, a fim de assegurar uma ação proativa no que se refere à ampliação e/ou adequação dos serviços da SEMED;

VII - atuar, de forma integrada com os órgãos da SEMED, na realização de um trabalho colaborativo e otimizado, a fim de atender às demandas de transporte;

VIII - elaborar planilhas de acompanhamento e controle de rota, tendo como parâmetro de qualidade da gestão, a quantidade de usuários, a quilometragem, visando à segurança, ao bem-estar dos usuários, à economicidade e à racionalidade do transporte;

IX - Estabelecer critérios, de forma democrática e participativa, que definam a conduta dos usuários e motoristas no transporte cedido pela SEMED;

X - Controlar, fiscalizar e zelar pela manutenção e qualidade da frota terceirizada e da frota própria, bem como pelas condições adequadas do transporte seguro;

XI - exercer outras atividades compatíveis com a natureza do cargo e de acordo com as Políticas Públicas Educacionais.

O Departamento de Gestão de Pessoal tem por finalidade colaborar com os superiores diretamente vinculados, no desempenho de suas funções, dentro dos limites de competências de sua área de atuação, competindo-lhe:

I - Planejar, orientar, monitorar, coordenar, gerenciar, dirigir, supervisionar, estabelecendo normas, metas e prazos das unidades subordinadas;

II - Executar as políticas de recursos humanos no que se referem ao planejamento, à supervisão, à coordenação e ao controle dos mecanismos necessários à gestão, provimento e qualificação profissional no âmbito da SEMED;

III - assessorar a SEMED, no que se refere à gestão de pessoas e talentos humanos, planejando, executando e avaliando as atividades de registro, lotação, alterações da situação funcional e provimento de pessoal no âmbito da Rede Municipal de Ensino;

IV - Assegurar informações e atendimento de qualidade em todas as ações relacionadas à gestão de pessoas e talentos humanos, bem como gerir, com zelo e eficiência, as rotinas administrativas inerentes à situação funcional dos profissionais da SEMED;

V - Subsidiar, de forma proativa, todas as informações inerentes à vida funcional dos servidores, otimizando os recursos orçamentários e financeiros em consonância com o planejamento da SEMED;

VI - Assegurar, coordenar, monitorar e garantir o acolhimento pleno aos servidores da Rede Municipal de Ensino;

VII - organizar, distribuir, fiscalizar e monitorar os serviços de rotina inerentes à gestão administrativa de pessoal e talentos humanos;

VIII - propor e desenvolver, em parceria com órgãos afins, programas e projetos que visem assegurar o acolhimento, as informações e os encaminhamentos de qualidade aos profissionais da Rede Municipal de Ensino;

IX - Desenvolver propostas que estimulem maior produtividade e realização profissional;

X - Acompanhar a execução de programas e projetos que visem otimizar e orientar os servidores na execução de serviços complementares, de benefícios, de folha de pagamento e de processos funcionais e avaliações institucionais, assegurando qualidade das atividades desenvolvidas nas unidades educacionais da SEMED;

XI - acompanhar e monitorar as ações de suporte técnico-administrativo em todos os procedimentos relacionados à gestão de pessoas e talentos humanos;

XII - acompanhar e monitorar todas as publicações referentes a atos oficiais da vida funcional dos servidores da SEMED;

XIII - garantir a preservação dos documentos inerentes à vida funcional dos profissionais da SEMED, bem como a interação com os órgãos afins no âmbito do Município;

XIV - zelar pelo cumprimento das metas do Plano de Gestão da Educação Municipal no que se refere à gestão de pessoal e talentos humanos na SEMED e nas Unidades Escolares Municipais; XV - coordenar e acompanhar a operacionalização das metas e estratégias emanadas do Plano Decenal Municipal de Educação (PDME), relacionadas à gestão de pessoal e talentos humanos na Rede Municipal de Ensino;

XVI - exercer outras atividades compatíveis com a natureza do cargo e de acordo com as Políticas Públicas Educacionais.

A Seção de Provimento de Pessoal tem por finalidade colaborar com os superiores diretamente vinculados, no desempenho de suas funções, dentro dos limites de competências de sua área de atuação, competindo-lhe:

I - Coordenar, controlar e executar as atividades típicas da unidade, estabelecer e assegurar o cumprimento de normas, metas e prazos;

II - Assegurar a gestão de pessoas e talentos humanos planejando, executando e suprindo as necessidades de forma integrada e interativa com os demais setores da SEMED;

III - propor e desenvolver, em parceria com órgãos afins, programas e projetos que visem assegurar o acolhimento, as informações e o encaminhamento de qualidade aos profissionais da SEMED;

IV - Desenvolver propostas que estimulem maior produtividade e realização profissional;

V - Executar as atividades relativas ao cadastro, registro, encaminhamentos e outras informações a respeito da vida funcional de cada servidor e proceder à atualização permanente das lotações de servidores, assegurando controle do Plano de Gestão de Pessoal – PGP de todas as Unidades Escolares e setores da SEMED apresentados e aprovados;

VI - Articular e acompanhar as publicações da SEMED no diário oficial do município - jornal Porta-Voz;

VII - receber os documentos referentes à vida funcional dos servidores e encaminhá-los às Unidades Escolares

VIII - exercer outras atividades compatíveis com a natureza do cargo e de acordo com as Políticas Públicas Educacionais.

A Seção de Acompanhamento e Suporte de Pessoal tem por finalidade colaborar com os superiores diretamente vinculados, no desempenho de suas funções, dentro dos limites de competências de sua área de atuação, competindo-lhe:

I - Coordenar, controlar e executar as atividades típicas da unidade, estabelecer e assegurar o cumprimento de normas, metas e prazos;

II - Executar programas e projetos que visem orientar os servidores na operacionalização de serviços complementares, de benefícios, de folha de pagamento e de processos funcionais e avaliações institucionais, assegurando a qualidade das atividades desenvolvidas nas Unidades Educacionais e na SEMED;

III - zelar pela documentação da vida funcional dos servidores em interatividade com os órgãos executores da política municipal de educação;

IV - Desenvolver ações que assegurem apoio técnico-administrativo em todos os procedimentos relacionados à gestão de pessoas e talentos humanos, como controle de presença, correspondências específicas, benefícios de saúde, alimentação, transporte e outros;

V - Exercer outras atividades compatíveis com a natureza do cargo e de acordo com as Políticas Públicas Educacionais.

 

Objetivos Específicos: 

- acompanhar, administrar e controlar o trâmite dos processos licitatórios, das compras e o armazenamento de insumos/recursos dentro dos padrões de qualidade;

- acompanhar as políticas públicas de transporte escolar, de alimentação escolar e de gestão de pessoal, assegurando o padrão de qualidade desses setores.

Departamento de Gestão de Pessoal

Objetivo Específico: executar as políticas públicas de gestão de pessoal no que se refere ao planejamento, supervisão, coordenação e controle dos mecanismos necessários a gestão, provimento, execução de programa e projetos, e da documentação da vida funcional dos servidores da rede municipal e formação profissional no âmbito da Secretaria de Educação.

Seção de Seleção Pessoal

Metas: 

- efetivação de 99% (noventa e nove por cento) do suprimento das necessidades de forma integrada e interativa na Gestão de Pessoal das Unidades Escolares, bem como os demais setores da SEMED;

- execução de 100% (cem por cento) dos registros, encaminhamentos e outras informações a respeito da vida funcional de cada servidor.

Seção de Acompanhamento e Suporte de Pessoal

Metas: 

- operacionalização em 100% (cem por cento) dos serviços de benefícios, de folha de pagamento, processos funcionais e avaliações institucionais e serviços complementares, assegurando a qualidade das atividades desenvolvidas nas Unidades Educacionais na SEMED;

- execução de 100% (cem por cento) dos registros, e outras informações a respeito da vida funcional de cada servidor.

Seção de Manutenção de Computadores

Meta: implantação, atualização e utilização, em 100% (cem por cento) do sistema de abertura de chamado (via internet) para atendimento das demandas das unidades escolares e administrativas da SEMED, referentes à manutenção dos microcomputadores, infraestrutura de rede lógica, telefonia, sistema de alarme e vídeo monitoramento.

Departamento de Manutenção e Infraestrutura Escolar

Objetivo Específico: planejar, projetar e acompanhar a execução de novas edificações escolares, manutenção e conservação dos prédios da rede física no sentido de promover a segurança e conforto das unidades escolares e demais equipamentos no âmbito da Secretaria de Educação.

Seção de Alimentação Escolar

Meta: promover em 100% (cem por cento), o acompanhamento do controle do estoque dos diversos materiais destinados à alimentação escolar, visando à efetivação do controle de entrega, transporte e armazenagem dos diversos materiais de consumo das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conveniadas ao Município;

Seção de Patrimônio

Meta: consolidar em documento único os relatórios de patrimônio das Unidades Escolares, Escolas e Cemeis, para que em 100% dos registros sejam visualizados, conferidos e alterados via “on-line.

Departamento de Transporte

Objetivo Específico: executar as políticas de transporte escolar, urbano e rural, assegurando a prestação de serviço segura e de qualidade, acompanhando os processos de credenciamento dos prestadores de serviços do transporte e a fiel execução dos trabalhos.

Seção de Transporte Escolar Urbano

Meta: acompanhar em 100% (cem por cento), a elaboração das planilhas de acompanhamento e controle de rota, tendo como parâmetro de qualidade da gestão, a quantidade de usuários, a quilometragem, visando à segurança, ao bem-estar dos usuários, à economicidade e à racionalidade do transporte.

 

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Secretária:
Sidnéia Aparecida Zafalon Ferreira

Telefone: (34)3318-0750

Endereço: Av.Dom Luiz Maria de Santana,141

CEP.:38061-080

Atendimento ao público:
12:00 às 18:00

Contato:
escolas@uberabadigital.com.br

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