ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Representantes de entidades entregaram ao vice-prefeito, João Gilberto Ripposati recomendações em forma de 'Carta Aberta às Autoridades de Uberaba', através da qual solicitam a vigilância sentinela do SARS CoV-2 (Coronavírus) em águas residuais de esgoto não tratadas.
O documento é baseado em trabalho realizado pelo Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trata-se de um projeto-piloto de monitoramento do esgoto desenvolvido em Belo Horizonte e Contagem (MG), para mapeamento da ocorrência do novo coronavírus.
O objetivo é descobrir as informações que o esgoto pode conter sobre a disseminação da Covid-19 em comunidades específicas, ao longo do tempo.
Estiveram em reunião com o vice-prefeito Ripposati, Maria Sandra Siqueira (conselheira de Saúde e representante do Sindicato dos Enfermeiros ( Seemg), Genilda Brito (conselheira de Saúde e Presidente da UBM - União Brasileira de Mulheres – Uberaba), Márcio José Vaz (presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Esgoto – Sindae), Hélio Moura (diretor do Sindae) e Antônio Carlos (Sindicato dos trabalhadores na Agricultura Familiar Vale do Rio Grande).
O trabalho consiste na coleta de amostras em bacias e estações de tratamento de esgoto. O mapeamento, segundo o grupo, possibilita inferir a quantidade de pessoas infectadas, uma vez que mesmo pessoas assintomáticas, se contaminadas apresentam o vírus nas fezes.
O grupo sugere que a coleta seja realizada em bairros com maior vulnerabilidade social. “Nós entendemos que essa ação pode contribuir para o mapeamento da Covid-19 em Uberaba. Essa ação também servirá como um norte para a Prefeitura de Uberaba e a Secretaria de Saúde elaborarem um planejamento do combate ao coronavírus. Com esse trabalho, certamente vamos conseguir proteger as pessoas”, destacou Maria Sandra Siqueira representante do grupo.
O vice-prefeito Ripposati se propôs, após ouvir a demanda, a acompanhar junto ao Executivo Municipal o andamento da reivindicação. Ele reconhece a importância da iniciativa e sugere o envolvimento e participação da UFTM, Uniube e Codau no desenvolvimento dos trabalhos.
“As universidades promovem pesquisas e seria importante que elas estejam engajadas nessa iniciativa, a exemplo do que acontece com a Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. É importante para criarmos ações de combate ao coronavírus”, destacou Ripposati.
Ao final da reunião Ripposati acompanhou representante do grupo à assessoria do prefeito Paulo Piau, para protocolo do documento.
Jorn. Marconi Lima
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h