WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

08/10/2019 - Defesa Civil alerta população para cuidados com as chuvas nos próximos dias

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Defesa Civil de Uberaba, alerta a população sobre os cuidados em relação ao início do período de chuvas em outubro. A previsão do Climatempo aponta para entre 80% a 90% de possibilidade de chuva até sexta-feira, com alerta de até 30 mm de chuva nesta terça-feira (8) em Uberaba.


O coordenador da Defesa Civil, Evaldo Faquineli, orienta a população a ficar atenta independente de morar em áreas de risco ou não. “Procure colocar documentos e objetos de valor dentro de saco plástico bem fechado e mantenha-os em lugar alto e seguro; desconecte os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos-circuitos; coloque o lixo na rua nos dias e horários corretos e havendo possibilidade de chuvas fortes, não o coloque”, pontua Faquineli. Ele alerta que “o lixo deixado nas ruas, entope os bueiros e bocas de lobo, favorecendo alagamentos”.


Ele também explica sobre a importância de manter os animais de estimação em local seguro, não deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo doenças graves, como hepatite e leptospirose. Quem está de carro, em caso de chuva forte, deve imediatamente reduzir a velocidade do veículo e evitar locais alagados, onde não se pode ver a rua.


A Defesa Civil ainda orienta que antes das chuvas, os moradores façam a limpeza de telhados e calhas, bem como ralos, esgotos, galerias, valas; retire entulhos dos quintais, áreas, becos e ruas; providencie as medidas adequadas para árvores com risco de queda e reforce (ou escore) muros e paredes pouco confiáveis.


Para os moradores de áreas de risco ou escorregamento de talude (barranco) a orientação é para que deixem o local imediatamente ao menor sinal de trincas e rachaduras nas paredes da residência. Caso perceba também que árvores, poste e muros estão se inclinando no barranco ou encosta próximo de sua residência desocupe a área o mais rápido possível e proteja-se em um lugar seguro. A Defesa Civil observa que não devem ser plantados pés de bananeiras nos taludes porque elas acumulam muita água aumentando o risco de deslizamento. Em caso de emergência o cidadão deve ligar nos telefones da Policia Militar, 190; Corpo de Bombeiros, 193;  e Defesa Civil, 199.


Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar