WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

19/09/2019 - Sagri estimula criadores de São Basílio a aderirem ao Selo de Frango Caipira

Durante visita à Uberaba, técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Seapa reuniram-se com criadores de São Basílio orientando-os sobre como aderir ao Programa Certifica Minas Frango Caipira.


A roda de conversas foi proposta pelo Departamento de Produção Agropecuária da Secretaria Municipal do Agronegócio – Sagri, interessada em propiciar aos criadores o Selo do Frango Caipira. O bate papo contou com o coordenador do programa da Seapa, Francisco Lara, o auditor do IMA, Maurício Pontes, a diretora de Operações do Mini Abatedouro de Aves, Thalia Salge, o dirigente da Sagri, José Geraldo Celani e 12 produtores.


Na reunião, relata Celani, foram explanados os 113 itens que compõem as exigências do Certifica Minas Frango Caipira. “Etapas que incluem desde os itens obrigatórios (que precisam ser 100% cumpridos), os restritivos e aqueles recomendáveis”, destaca o diretor da Sagri. Ele ressalta que a maioria já é seguida pelos criadores em São Basílio como, por exemplo, conforto animal e criação solta no pasto através de piquetes.


Segundo José Geraldo Celani algumas exigências são imprescindíveis, como não usar produtos promotores de crescimento, antibióticos preventivos e ser a alimentação exclusivamente de origem vegetal. Outro item obrigatório, realça, é que os pintinhos sejam adquiridos de estabelecimentos devidamente registrados no Ministério da Agricultura.


Apesar de tantos detalhes, o diretor da Sagri informa que a maioria dos criadores de São Basílio deverá aderir ao Certifica Minas. “Sabemos que este é um processo de médio e longo prazo. Porém, de fundamental importância, pois agregará valores à atividade”, ressalta. Um destes valores, aponta Celani, é que o Selo de Frango Caipira, diante da sua confiabilidade, abrirá significativos mercados aos criadores.


Jornalista Rubério Santos

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar