WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Vice-Prefeito

17/09/2019 - Vice-prefeito e secretário adjunto de Meio Ambiente representam Uberaba em evento da FEAM

O vice-prefeito de Uberaba, João Gilberto Ripposati fez palestra nesta terça-feira, 17, em Belo Horizonte, em evento da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), para apresentação do diagnóstico das coletas seletivas, com a participação de 19 municípios mineiros.

A convite da Fundação, Ripposati falou sobre As experiências na área ambiental vivenciadas pelo município de Uberaba. Além dele, a cidade foi representada pelo secretário adjunto de Meio Ambiente, Marco Túlio Machado Borges Prata.

“Eventos como esse são muito importantes para compartilhar experiências e aprimorar o sistema”, avalia Ripposati, um entusiasta da reciclagem de materiais, vista por ele como um processo eficaz para a manutenção da saúde do planeta e geração de emprego e renda.

Em Uberaba estão instaladas empresas e cooperativa que coletam, reciclam e comercializam produtos como papelão, plástico, metal, materiais eletrônicos, pets e pneus, atendendo mais de 50 cidades da micro e macrorregiões, conta Ripposati. “Razão pela qual coloco a implantação do distrito dos recicláveis como uma das prioridadesdo município”, defendeu o vice em sua palestra.

Ainda segundo ele, o distrito deve atuar de forma regional, pois o mercado é crescente. “É necessário trabalhar com essa meta, dado o papel importante para a preservação do meio ambiente”, destaca Ripposati, que também levou demandas do setor para serem colocadas no evento.

Entre elas, a revisão na cobrança de impostos, já que atualmente existem discrepâncias como alíquotas diferenciadas conforme a unidade da federação. Em Minas Gerais, por exemplo, a alíquota é zero sobre os materiais reciclados coletados e sua comercialização, mas chega a 12% em São Paulo.

“A redução ou queda na alíquota vai fomentar novos empreendimentos e fortalecer os segmentos que coletam, gerando ainda economia para o município, evitando aterros sanitários”, ressalta Ripposati, que também falou sobre compostagem, hortas urbanas e outros temas.

Já o secretário adjunto de Meio Ambiente, Marco Túlio levou a experiência de Uberaba na gestão de resíduos e planejamento da coleta. “É um projeto de governo que vai sendo implantado aos poucos e de forma contínua”, assegurou, acrescentando que esse processo vem sendo construído de forma sistemática, também através do plano de educação ambiental.

Renata Gomide/jornalista

Assessoria de Imprensa/vice-prefeito

 
 
 

Outras Notícias: Vice-Prefeito



Voltar