WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

27/04/2019 - Solução para trânsito na Fernando Costa pode engavetar viaduto

A Prefeitura contratou consultoria técnica e estudo preliminar aponta que o  viaduto  seria uma solução eficaz apenas para os próximos anos. Estudo vai  apresentar alternativas

A Prefeitura Municipal de Uberaba através da Secretaria de Defesa Social contratou consultoria técnica especializada em planejamento de trânsito para avaliar vários pontos de conflito na cidade. Entre os estudos encomendados está a questão da rotatória do Parque Fernando Costa e todo o complexo que envolve as avenidas do entorno. Uma primeira análise que utilizou contagem de veículos através de drones e simulações computadorizadas já praticamente descartou uma intervenção com viaduto na área. Ainda não se trata do estudo final, mas os dados já apontam em direção contrária a implantação do viaduto por questões técnicas que envolvem a projeção do aumento do número de veículos. Segundo o estudo preliminar, o viaduto poderia sim ser uma solução eficaz para os próximos cinco anos, levando em consideração o histórico de Uberaba na evolução do número de veículos e crescimento da cidade, no entanto, a partir daí a obra poderia se tornar muito mais um problema de mobilidade do que solução.   


Sem erros - Nós próximos 30 dias, através de novos estudos e medições, uma proposta deverá ser apresentada. A ordem do prefeito Paulo Piau é que qualquer apontamento, mesmo que com embasamento técnico seja apresentada e discutida com a sociedade. “Não podemos errar e nem ficar no achismo. Essa é uma questão muito séria que impacta na vida da comunidade. Vamos avaliar tecnicamente e abrir a proposta, seja qual for com a sociedade”, afirmou Piau.  O prefeito determinou total transparência no projeto, e análise de todos os impactos possíveis em quaisquer alternativas que venham a ser apresentadas. “Queremos um trabalho de melhoria, aquilo que não for para melhorar obviamente não vamos fazer. A comunidade clama por melhorias no trânsito, a cidade cresceu, proporcionalmente é uma das que mais possui veículos no Brasil e, portanto alguma coisa precisa ser feita, mas com embasamento técnico especializado levando em consideração a comunidade e as projeções de crescimento. Volto a dizer, não podemos errar”, finalizou o prefeito.   


Controladores de Tráfego - O secretário de Defesa Social jornalista Wellington Cardoso Ramos, acrescentou que o objetivo da Consultoria Técnica é justamente ter elementos para uma avaliação macro do planejamento de trânsito, com ferramentas adequadas para um trabalho mais amplo. Segundo Ramos, a SDS trabalha em conjunto com os técnicos e já se prepara para atacar outros prontos necessários, como a aquisição de controladores de tráfego para melhorar a fluidez nos semáforos trabalhando em conjunto com o sistema BRT. “Estamos trabalhando no sentido de sempre encontrar as melhores alternativas e buscando ferramentas que tragam resultados positivos para o nosso tráfego. Não podemos pensar só no agora, é preciso ter soluções também para médio e longo prazo. Tem sido um desafio diário para nossas equipes, mas estamos todos engajados na busca dessa melhoria”, comentou Ramos.    

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar