ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra) assinou nesta quinta-feira (07) convênio com o Instituto dos Cegos do Brasil Central (ICBC) para produção de materiais informativos e contratos habitacionais em braile para atender aos deficientes visuais que buscam os serviços oferecidos pela Companhia. A tradução dos textos será feita pelo Instituto e o custeio e revisão de todo o material feito pela Cohagra.
Atualmente, cerca de 2% de todos os atendimentos, inclusive o que se refere ao programa Minha Casa Legal, que dispõe a regularização fundiária no município, são de pessoas com algum tipo de deficiência.
“Esse é o papel do prefeito Paulo Piau e o nosso, como Cohagra, de levar a acessibilidade a todos que precisam. O nosso prédio passou por mudanças de estrutura para atender a demanda de pessoas com algum tipo de deficiência e, agora, com esta parceria, daremos maior independência aos deficientes visuais, que terão acesso a todo o conteúdo que vai desde a solicitação de documentos para o cadastramento até a efetivação do contrato habitacional”, diz o presidente da Cohagra, Marcos Jammal.
Ele explica que a Cohagra sempre teve esse olhar social, inclusive no que se refere às exigências previstas em lei, que é a entrega de imóveis com adaptações para as pessoas com deficiência, dentro das suas particularidades.
“Todas as construtoras que prestam serviço para a Cohagra são obrigadas a seguirem as exigências habitacionais, como corredores de acesso aos ambientes, passagem para cadeira de rodas, uso de barras de segurança no banheiro, tomadas e plugues com identificação, dentre outras particularidades. Tudo isso garante autonomia e independência social”, destaca.
Para o presidente do Instituto, Felício Costa, a ação só confirma a parceria já existente entre a Cohagra e o ICBC que é “atender e beneficiar o nosso público que tem deficiência visual. Isso é cidadania”, declara.
A previsão é que os materiais já comecem a ser produzidos na próxima semana.
Jornalista Sabrina Alves
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h