ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
De acordo com informações do secretário municipal de Agronegócio, Luiz Carlos Saad, desde o começo de fevereiro teve início a colheita da soja em nossa região. Segundo dados da Sagri a área plantada de soja para esta safra de verão, 2018/2019, foi de 100 mil hectares. O crescimento foi de 10% em relação à safra passada.
“Alguns produtores já começaram a colheita, porém, diante das poucas chuvas de dezembro e, sobretudo, janeiro, deverá haver uma quebra de mais de 20% na produção”, relatou o secretário.
A cultura da cana-de-açúcar manteve a mesma área plantada de 2017/2018, em torno de 110 mil hectares. A colheita só começa em abril.
Já a produção de milho, o secretário Luiz Saad lamenta a queda acentuada no plantio, pouco mais de 6 mil hectares no município de Uberaba. “Para quem já plantou até 40 mil hectares, a safra atual assusta”. As explicações estão na queda constante do preço das duas últimas safras e a praga da cigarrinha. “Ela afeta toda a plantação, sendo que a melhor forma de combatê-la é não plantar o milho”, afirmou. A colheita do grão começa em março.
Além disto, explica o secretário, o município de Uberaba conta com 60 mil hectares de postagens, 6 mil hectares de silvicultura e plantios diversos, em menos quantidade, de batata, cebola e cenoura. Saad ressalta que a novidade é a entrada do trigo de cerrado em nossa lavoura. “Com a criação do Centro de Pesquisas do Trigo de Cerrado, em Tiquapira, com apoio da Prefeitura de Uberaba, a cultura deverá ampliar áreas de plantio no município e região”, destaca.
O secretário Saad aproveitou para comentar os preços altos do feijão nos supermercados. Ele disse que na região só Unaí e Paracatu tem produções significativas. O secretário acredita que o produto manterá o preço majorado o ano todo e aponta a queda na produção nacional das últimas safras como fator preponderante.
Jornalista Rubério Santos
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h