ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Trabalho visa a melhorar o trânsito das máquinas agrícolas e caminhões durante a Safra 2018/2019
Toda a extensão de estradas rurais que integra a malha rodoviária municipal está recebendo manutenção para atender a demanda da Safra 2018/2019 –inicio no próximo mês com a colheita da soja e, o reinicio das aulas com o transporte das vans escolares destinada aos alunos que residem nas comunidades rurais. Ao todo, serão atendidos 5.730 quilômetros de vias que receberão as melhorias para o tráfego seguro dos veículos.
A ação, de responsabilidade da Secretaria de Agricultura (Sagri) leva em conta planejamento com três vertentes, segundo o titular da Pasta Luiz Carlos Saad: manutenções de pontos críticos; preventiva nos pontos menos críticos e revitalização das estradas no projeto “Estradas Ecológicas”. Tal iniciativa realiza trabalho que inclui do escoamento pluvial à reforma das vias com cascalhos. Entre as regiões alvos estão a Santa Fé; Santa Rosa, Mata da Vida, Baixa, São Basílio, Serrinha e Capelinha do Barreiro, dentre outras que integram a zona rural do Município.
“Uberaba conta com ampla extensão de estradas rurais, totalizando mais de 5.730 quilômetros no total. Realizamos a manutenção e reparo de 133 pontes para melhorar o acesso de máquinas agrícolas e caminhões às propriedades rurais. Em algumas regiões a colheita da soja começa em fevereiro e já esperamos uma boa colheita aquecendo a economia local”, diz. Conforme Saad no último ano foram muitas as dificuldades para a recuperação dos trechos, porém a colaboração dos agricultores e de usinas instaladas nessas estradas foi determinante.
Uberaba tem culturas diversificadas: a produção de cana alcança 112 mil hectares; a soja, 108 mil hectares; além do milho, cebola, batata, entre outros e da agricultura familiar, o que para o secretário, comprova a vocação eclética do município para o agronegócio nacional.
Agronegócio em Minas – Na última semana, levantamento divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com informações do IBGE sobre a Produção Agrícola Municipal (PAM) referentes às lavouras permanentes e temporárias em 2017, colocou Uberaba no topo do ranking mineiro do PIB agropecuário. A lista apontou Uberaba na 21ª posição nacional. Segundo o secretário Saad, os dados são de extrema importância, reforçando a cidade à frente de outros municípios, inclusive bem maiores em extensão territorial. Ele cita, por exemplo, Unaí, que tem, o dobro da área de Uberaba com mais de 860 mil hectares de terra.
A matéria completa sobre o levantamento do MAPA pode ser acessado pelo http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,45651
Jorn. Sabrina Alves
SECOM PMU
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h