WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODIUB

30/11/2018 - Servidores da Codiub se destacam na Startup Weekend Uberaba

O analista de sistemas Mário Sakamoto e o programador Adamis da Rocha, que integram a equipe da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub), integraram a equipe que garantiu segundo lugar na 4ª edição da Startup Weekend Uberaba, realizada no IFTM. A competição, que consiste em um final de semana intensivo que reúne jovens estudantes e empreendedores de várias áreas como gestão, comunicação, marketing, tecnologia e outras, para criarem protótipos de empresas ou projetos, em apenas 54 horas.

Mário Sakamoto explica que o trabalho desenvolvido pela equipe validou uma proposta a partir da problemática entre empresas e clientes, criando uma possível solução para melhorar qualidade do serviço tanto para o consumidor quanto para os empresários. “Verificamos, durante as pesquisas, que no geral as empresas avaliam suas gestões em 100% de eficiência, e que problemas estão relacionados aos clientes. Mas eles não percebem as deficiências que o cliente enxerga. Neste sentido desenvolvemos uma aplicação visando soluções aos consumidores e feedbacks para análise dos empresários. Nosso objetivo foi potencializar a relação entre os clientes e as empresas”.

O modelo de negócio, segundo o analista de sistemas e o programador da Codiub, trouxe uma plataforma online inovadora que mistura o perfil de ferramentas como o Reclame Aqui e o Whatsapp. Ele aproxima consumidores dos estabelecimentos mais próximos de sua localização, permitindo que agendem serviços de forma rápida e online e finalizem com a opinião sobre o atendimento. Isso porque as pesquisas, segundo os profissionais, mostraram que em diversos estabelecimentos como clínicas médicas a maior queixa dos clientes é sobre espera em filas.

O programador Adamis da Rocha destaca que o intuito do modelo criado é estabelecer um canal direto de aproximação. “Além de encontrar soluções aos clientes, os gestores podem otimizar seus recursos humanos identificando quais os dias de maior procura pelo serviço oferecido, repensando horários para alcançar mais lucro. Um supermercado pode, por exemplo, disponibilizar mais caixas durante um horário de almoço em que o movimento aumenta, e diminuir nos horários de menor pico”.

Durante das 54 horas de desenvolvimento o grupo teve mentorias, trabalho de campo e entrevistas para pesquisas e apresentação do pré-pitch, que consiste em uma primeira apresentação para orientações antes da grande final. A conquista do segundo lugar garantiu ao grupo dois meses de consultoria jurídica, um ano de licença do sistema de gestão Blue Focos e uma pesquisa de mercado com representante do setor de interesse.

Para o diretor de Tecnologia da Informação da Codiub, Luis Fernando Monteiro, a conquista dos servidores mostra que todos na Codiub estão empenhados em buscar novas ideias. “Estão buscando melhorias e participação no mercado, para levar conhecimentos e somar no desenvolvimento. Para nós é muito importante esta percepção de que as pessoas estão se movimentando para buscar crescimento”.  

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: CODIUB



Voltar