WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

21/10/2017 - Biblioteca Pública será palco de mais uma edição do Slam Ondaka

A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães receberá, neste sábado (21), às 17h, no Pátio Cultural, o projeto Slam Ondaka, grupo que inova propondo campeonatos de poesias e destaca a arte das palavras dando visibilidade aos poetas.


Com o intuito de levar a poesia falada nas regiões periféricas de Uberaba, o grupo iniciou as atividades em fevereiro deste ano. Slams ou poetry slams são encontros de poesia falada (spoken word) e performática, geralmente em forma de competição, onde um júri popular, escolhido espontaneamente entre o público, dá nota aos slammers (os poetas), levando em consideração a poesia e o desempenho. Em resumo, o slam é o "esporte" da poesia falada.


O organizador do projeto, Alessandro Dornelos, conta que cantou rap por mais de vinte anos. Desde quando cantava, ele sentia a movimentação do poetry slam, do spoken word, mas achava que era uma realidade distante da dele. "Hoje vejo que estava errado, pois a oralidade do slam é a mesma essência presente nas rimas do rap", declara Alessandro.


Quando Dornelos resolveu criar o Slam Ondaka, ele buscou ajuda de Roberta Estrela D'Alva, a primeira slammer do Brasil, Daniel Minchoni e Rogério Coelho, que o auxiliaram em todos os aspectos. O Slam Ondaka surge como forma de contribuição social através da oralidade, da fomentação da palavra, poemas, tendo como base os valores reverberados da África, que norteia o sentimento e intento do grupo.


Qualquer slammer/poeta pode participar, desde que respeitando as regras do slam. Que são: os poemas devem ser de autoria própria e não pode haver acompanhamento musical, figurinos ou adereços. São Três poemas de 10 segundos.


Na língua Umbundu de Angola, "Ondaka" significa "palavra" e foi através dela que mais de 60 pessoas se reuniram e participaram da primeira edição Slam de Poesias de Uberaba.


Sobre a aceitação do projeto, Alessandro explica que é uma construção diária de plantio de ideias, de firmar o entendimento da palavra falada. "O mais importante é que existimos nesse universo da poesia falada. Sabemos onde queremos chegar e não temos pressa. Nossa ideia é contribuir socialmente através da palavra. A palavra é nossa causa principal e as pessoas estão assimilando cada vez mais que suas palavras são poderosas e que podem transformar suas vidas", declara o organizador.


O evento é aberto ao público e a Biblioteca Municipal fica na rua Alaor Prata 317 – Centro.
 
Estagiária Jorn. Ana Rizieri
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar