WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

31/08/2017 - Técnicos de Roraima buscam tecnologias do agronegócio em Uberaba

Uma comitiva de técnicos da cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima, está em Uberaba em busca de intercâmbio em tecnologias e melhor organização para funcionamento da Secretaria de Agricultura e Assuntos Indígenas, criada há cinco meses no município.

Na manhã desta quarta-feira (30), o grupo foi recepcionado na Prefeitura de Uberaba pelo secretário municipal do Agronegócio, Luiz Carlos Saad e equipe. A comitiva do estado do norte, encabeçada pelo secretário adjunto da pasta, Guilherme Adjuto, procurou informações, primeiramente, do SIM – Serviço de Inspeção Municipal. É que o serviço está sendo implantado em Boa Vista, que hoje utiliza apenas de lei estadual.

Para tanto, o grupo até visitou uma queijaria situada no bairro Vale do Sol, saída para Conceição das Alagoas. Os técnicos foram conhecer de perto o cumprimento de exigências do SIM quanto a manejo e produção de queijo. A ideia, segundo Patrícia Padilha, assessora Jurídica, é adotar modelo usado por Uberaba, sem burocracia e que funcione.

Na troca de informações com equipe da Sagri, Guilherme Adjuto disse que os grandes gargalhos de Boa Vista são quanto a comercialização da produção, energia e regularização fundiária, além de questões ambientais. Ele afirmou que a grande redenção de Roraima se dará com a ligação asfáltica entre Boa Vista e a capital da Guiana (distante 600 km), onde tem um porto voltado para o Caribe. “Sem estradas não escoamos nossa safra e nem há como atrair indústrias,” lamentou.

Mineiro de Paracatu, o secretário adjunto de Boa Vista informou que desenvolve no momento um grande projeto de assentamento rural denominado Nova Amazônia. A meta, disse ele, é incentivá-los levando conhecimentos na lida com a terra. Em Uberaba, o dirigente disse que pretende também conhecer melhor a estrutura organizacional da Sagri para implantar em sua secretaria e intercâmbios diante da baita estrutura que Uberaba oferece no setor do agronegócio.

Luiz Carlos Saad colocou-se à disposição do grupo para repassar o máximo de informações quanto ao agronegócio, ressaltando que nesta área Uberaba é referência nacional. “Somos a capital do zebu e o maior produtor de grãos de Minas,” lembrou ele. Saad aproveitou para sugerir a assinatura de documento de intercâmbio entre Uberaba e Boa Vista, possibilitando, inclusive, investimentos de empresários uberabenses no Estado de Roraima, como no setor da agropecuária, logístico e sucroalcooleiro. “A proposta é encurtar os laços,” frisou.

Nesta quinta-feira (31), a Comitiva de Roraima fará visita logo cedo à unidade da Ceasa e depois estará no Mercado Municipal.

Rubério Santos/ Assessor de Imprensa

 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar