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Em ação da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest), por meio da Guarda Municipal, uma ocorrência foi registrada com estudante flagrado invadindo uma estação tubo do BRT/Vetor de Uberaba na terça-feira (23). A operação da Guarda Municipal funciona em conjunto com o sistema de monitoramento do transporte coletivo e permite que identifiquem a situação e os responsáveis.
O chefe da Seção de Policiamento, Marcelo dos Santos Silva, destaca que a Guarda Municipal têm realizado ações de monitoramento para coibir essas práticas, patrulhando principalmente nos horários de saída das escolas que ficam próximas às estações. “Devido ao número de ocorrências serem maior nas estações 5 e 6 e às imagens do sistema de monitoramento, conseguimos identificar que as principais ocorrências são de estudantes pelos uniformes escolares”, afirma Marcelo.
O secretário da Sedest, Wellington Cardoso, informou que com base nas imagens, a Secretaria vai buscar identificar e localizar os estudantes para falar com os pais sobre o comportamento dos alunos flagrados no monitoramento. “Assim que forem identificados, também vamos acionar o Conselho Tutelar e a Promotoria da Infância e Juventude para proceder sobre os casos”, explica Wellington.
A PMU tem se esforçado, mas as fraudes interferem no funcionamento do serviço. Em 2016, por exemplo, foram mais de nove mil notificações de fraude nas estações e terminais, sendo o maior número nas estações mencionadas pelo chefe da Seção de Policiamento. Este ano, até o dia 23 de maio, já foram mais de quatro mil ocorrências registradas, com as estações 5 e 6 novamente as mais atingidas.
O presidente da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Uberaba (Transube), Rodrigo Aparecido de Oliveira, explica as implicações dos atos de vandalismo e fraude no transporte coletivo. “Quando esse tipo de situação acontece, temos duas vertentes. Uma é quando quebram um vidro ou algum equipamento e é preciso trocar. Isso acontece constantemente e é um prejuízo ao atendimento ofertado à população. A outra, que prejudica diretamente a população, é quando há a fraude, a pessoa quebra a porta e entra sem pagar. Isso impacta o preço da tarifa porque aquela pessoa está usufruindo do serviço sem pagar”, esclarece Rodrigo.
A PMU pede que a população ajude a fiscalizar denunciando qualquer ação de vandalismo. A denúncia pode ser feita através do Fala Cidadão 3318-0800.
Clarice Sousa
Secom/PMU
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