WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

18/05/2017 - Circuito Dandô recebe músico gaúcho em show gratuito nesta sexta-feira

A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães receberá nesta sexta-feira (18), às 20h, o Circuito de música Dércio Marques – Dandô, como cantor e compositor gaúcho Cardo Peixoto, que vem de Caxias do Sul, além do músico uberabense Tales Bastos como anfitrião. O show tem entrada franca e o ingresso simbólico poderá ser a doação espontânea de um livro para projetos de incentivo à leitura. A realização é da Fundação Cultural de Uberaba, com apoio da Associação Cultural Casa do Folclore.


A música de Cardo Peixoto é diversa, em relação aos gêneros e ritmos, e carregada de sutilezas e nuances, conhecidas e apreendidas em múltiplas experiências sonoras. Na formação estético-musical do artista, mesclam-se elementos da música erudita, da música regional brasileira, do rock inglês dos anos 70 e 80, do blues estadunidense, da canção folclórica sul-americana e centro-americana, do jazz e da bossa nova, do samba tradicional e da MPB.


Para garantir a riqueza e diversidade poética em sua música, o artista mantém parcerias com poetas e letristas de diversos lugares do Brasil, tornando isso uma das grandes marcas de seu trabalho. Ao total, são mais de 300 músicas em parcerias, que facilitam que sua música seja espalhada por todos os territórios do país.


Como intérprete, Cardo Peixoto empresta às suas melodias uma voz com técnica e emoção na medida correta, transitando com segurança entre as diferentes regiões de sua extensão vocal. Possui um timbre quente e que lhe permite alcançar as notas de forma suave ou mais estridente e que soa muito bem em suas usuais improvisações vocais.


Já o cantor e compositor Tales Bastos, mais conhecido como Talinho, é quem recebe o gaúcho em Uberaba como anfitrião da edição do Dandô. Ele foi professor no Conservatório Estadual Renato Frateschi e suas influências são do violão clássico, popular, samba, choro e jazz.


Talinho acompanhou inúmeros artistas, cantores, cantoras e grupos musicais de Uberaba e região, além de já ter participado de vários festivais pelo Brasil. Conquistou o 1º lugar no Concurso de Marchinhas Carnavalescas e a 3ª posição do Festival de Samba de Uberaba em 2015, com composições que animaram a plateia presente e que revelaram o talento e competência musical do artista.


Importante destacar que a Biblioteca Municipal fica localizada na rua Alaor Prata, 317.


Dandô
O Dandô é uma caravana musical, idealizada pela cantora Kátya Teixeira, e teve início em 2013, com shows em cidades de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais. O projeto tem, em seu nome, uma homenagem ao cantor uberabense Dércio Marques, falecido em 2012. Dércio foi um dos cantadores que mais fez pela arte nos “Brasis” que estão fora do eixo de mídia de massa, unindo artistas de toda parte, de várias gerações, estilos, culturas.


O principal objetivo do Dandô é promover uma grande circulação de música por todo o país, com artistas de regiões diversas criando um intercâmbio e gerando novas plateias. Cada artista que integra o projeto sai de sua cidade natal para se apresentar nos pontos que fazem parte do circuito, seguindo um calendário anual de shows.


Essa caravana é contínua, assim, após o primeiro grupo de artistas ter circulado pelos pontos do circuito, um novo grupo inicia a trajetória. O Dandô traz um formato especial de apresentação com duração aproximada de duas horas. Cada show conta com a presença de um artista local, chamado de anfitrião do evento, e de um músico convidado, que é o artista que está em circulação.

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar