WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Parque Tecnológico

11/05/2017 - Engenharias da UFTM constroem protótipo de carro sustentável

Estudantes pretendem concorrer internacionalmente e gestão do Parque Tecnológico intermediará negociações de patrocínios

Vinte e seis alunos de quatro cursos de engenharia da UFTM, apresentaram hoje o protótipo de um carro econômico e sustentável, com apoio total do Parque Tecnológico de Uberaba, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com o objetivo de participar de competição internacional. O projeto alicerça a Tríplice Hélice (parceria governo, empresas e universidades), fomentando projetos que abrangem o complexo do Parque, como este de inovação tecnológica educacional.


A equipe Triângulo Verde se subdividiu em diretorias para a construção do carro: motor e transmissão, freio e direção, chassis, carenagem, eletrônica e logística. O veículo apresentado é movido à gasolina e será adaptado à etanol. Enquanto isso, a equipe construirá outro veículo à gasolina, para a mesma competição.


O veículo atual é composto por chassi de aço e carenagem em fibra de vidro. De acordo com Yan Santos, capitão da equipe à gasolina, a busca foi por complementar com um tecido resistente, em pontos chaves. O protótipo tem também direção mecânica simples, braços em alumínio, material mais leve e conta com um freio que atualmente é parecido com um modelo à gasolina, fazendo 137 km com um litro de combustível. O peso do carro é de 43,7 Kg, atingindo a marca de 41 km/h. Para o próximo protótipo, o carro terá partida elétrica e injeção eletrônica. “Queremos fazer com 10 Kg a menos, para ter um desempenho completo.


Segundo Felipe Cirilo, capitão da equipe à etanol, o objetivo é projetar e construir um veículo para participar de competições com eficiência energética, aliando valores como tecnologia, inovação, sustentabilidade e segurança. “Em nossas competições, o carro que percorre a maior distância consumindo a menor quantidade de combustível é o campeão”, explica.


No Brasil existem três categorias: gasolina, etanol e elétrico. Os alunos precisam usar a criatividade e a inovação para construir um carro do zero, conseguindo uma máquina mais leve.


Em 2016, os alunos da UFTM foram pioneiros, dentro das engenharias, na participação de uma competição internacional.  E este ano querem concorrer com chances de ganhar o campeonato, mas para isso, necessitam de investimentos. “Precisamos de pessoas que acreditem no nosso projeto de desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para o setor automotivo”, completa Felipe. Os alunos têm esperança de conseguir  uma vaga para a competição em Detroit (EUA) depois de competir no Brasil.


Raquel Resende, gestora do Parque Tecnológico afirma que a partir de agora, além de todo o respaldo aos alunos durante a divulgação do projeto, será realizado um trabalho de articulação com empresas e investidores para o patrocínio ao projeto. “O conhecimento produzido e aplicado em Uberaba é a sua maior riqueza. Estamos trabalhando para fazer essa ponte”, finaliza.

Jorn. Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Parque Tecnológico



Voltar