WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

22/12/2016 - Comunidade de São Basílio terá miniabatedouro

Projeto será custeado com recurso de Emenda Parlamentar do Deputado Adelmo Carneiro Leão

O miniabatedouro para frangos será instalado na comunidade de São Basílio, na zona rural de Uberaba. O projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio será custeado com recurso de emenda parlamentar do deputado Adelmo Carneiro Leão no valor de 400 mil reais e mais a contrapartida de 4 mil reais do município.


Segundo o secretário José Geraldo Celani, o recurso já foi empenhado e a Prefeitura aguarda somente o depósito do dinheiro para iniciar o processo de licitação da obra e da compra dos equipamentos necessários para a montagem da pequena indústria. O montante também será usado para a aquisição de dois veículos que farão o transporte de toda a produção até os compradores.


Para exercer a nova atividade, os agricultores da comunidade de São Basílio terão que atender todas as normas sanitárias que a lei determina. Desde a criação das aves até o abate e por fim, a comercialização. A carne produzida pela mini-indústria terá o carimbo do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e através desse registro, o abatedouro estará apto a fornecer o produto para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e também para o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). “São programas que exigem que os produtos sejam inspecionados. É uma questão de segurança alimentar, principalmente, por se tratar de crianças”, explicou o Celani.


Para atender a legislação, os agricultores participaram de cursos e treinamentos ministrados pelas equipes do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e do IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro). “Eles aprenderam desde como fazer a compra dos pintinhos, da ração, como criar as aves, fazer piquetes, toda a parte de manejo, assim como as questões sanitárias, de vacinas”, esclareceu.


Ainda de acordo com o secretário da Sagri, após a instalação do miniabatedouro, a responsabilidade do novo empreendimento será da comunidade. Pra isso, os agricultores deverão se organizar numa espécie de cooperativa para administrar o negócio da melhor forma possível.


A comunidade de São Basílio possui cerca de 500 moradores. Atualmente a maioria sobrevive da agricultura familiar, são 40 agricultores que trabalham na produção de hortifrútis. A Sagri acredita que no primeiro momento, a indústria de abate de frangos comece a operar com a participação de pelo menos 15 produtores e que o número vá aumento de acordo com a demanda. “Então, São Basílio pra mim é referência, é uma comunidade diferenciada. Não adianta você querer diversificar a produção numa determinada comunidade sem respeitar a vocação das pessoas. Você tem que ampliar com estrutura, com planejamento para a pessoa produzir e ter rentabilidade, pra ter estímulo de continuar na atividade. E é isso que está sendo feito na comunidade de São Basílio”, concluiu o titular da pasta.

Jornalista – Melissa Paroneto
Secom/ PMU

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar