WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

SEPPAR / PPPs

22/12/2016 - Prefeitura recebe proposta de estudo para uma PPP de Resíduos Sólidos

O Conselho Gestor de PPP (Parceria Público-Privado) de Uberaba esteve reunido nesta quarta-feira (21), com o Prefeito Paulo Piau e representantes do Consórcio Energia Sustentável, formado pelas empresas, CGC Concessões Ltda e Legado Energias Renováveis Ltda, que apresentaram uma proposta de estudo de uma PPP de Resíduos Sólidos, que engloba coleta seletiva e uso de aceleração energética.

O conselho deliberou quanto à autorização para que a empresa apresente um estudo de viabilidade para a cidade.  Conforme explica o secretário de Projetos e Parcerias, Glauber Faquineli, essa é mais uma sequência no programa de PPP do Município, que dessa vez trata da coleta de resíduos sólidos que é um assunto que sempre está em voga, principalmente pela constante preocupação que um gestor público precisa ter em relação a preservação do meio ambiente.


“Ao conselho gestor foi apresentado mais esse pedido de autorização para desenvolver um estudo de coleta e geração energética através dos resíduos sólidos. Um trabalho que tem de respeitar o que a legislação estadual nos exige, de que não haja processo de queima e incineração. Agradou-nos muito a apresentação que traz a tecnologia de gaseificação que é um processo novo. Outro ponto muito atrativo é pelo fato de ser uma tecnologia nacional. Estamos agora concedendo a autorização para que a empresa desenvolva estudos e apresente ao município. A partir disso a prefeitura poderá fornecer uma posição técnica, jurídica e econômica quanto ao projeto.”, explica Faquineli.


Durante sua explanação, a empresa, se preocupou em apresentar um projeto que fosse viável e que quebrasse paradigmas. Ela mostrou projetos que já foram desenvolvidos por meio de PPPs, demonstrando que já existe uma expertise em lidar com parcerias público-privado. O processo apresentado pela empresa, não é queima e nem pirólise, partindo apenas do princípio de gaseificação. O processo envolveria um Reator Termo Químico – RTQ, que recebe qualquer tipo de resíduo, excluindo metais e vidro.


A empresa já possui quatro certificações, sendo duas internacionais e duas no Brasil. Ao final do processamento dos resíduos é gerado areia e gás que pode ser utilizado em indústrias, um ponto que se torna um valor agregado ao município, para indústrias que se instalam na região. O processo apresentado pela empresa ainda consegue eliminar os resíduos que já estão nos lixões e aterros com garantia de recuperação das áreas degradadas.


O Prefeito Paulo Piau destacou o interesse que o município tem quanto soluções que envolvem o melhoramento em questões ambientais. Ele destacou que o Brasil possui um atraso significativo no que se refere ao trato com resíduos sólidos e reforçou a preocupação da cidade em buscar uma solução nesse sentido e o empenho para que Uberaba consiga encontrar um modelo que se ajuste as necessidades da cidade.


Todos os conselheiros se mostraram impressionados com o que foi apresentado e aguardam agora o estudo a ser apresentado pela empresa. Ao finalizar a reunião, Piau reforçou que já existe uma empresa que está elaborando um estudo de PPP de Resíduos Sólidos para Uberaba e que quanto mais projetos e interessados se apresentarem melhor será para a definição da PPP que melhor atenderá aos uberabenses.


Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: SEPPAR / PPPs



Voltar