ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Na última semana foi apresentado no Parque Tecnológico de Uberaba, ligado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, uma proposta de implantação de um Centro de Tecnologia de Radiações – Centry. O Prefeito Paulo Piau foi inicialmente apresentado à proposta durante viagem a trabalho e articulou para que o Parque viabilizasse uma apresentação da iniciativa junto às instituições, empresas e organizações de Uberaba.
A intenção é de que as instituições conhecessem o projeto, os benefícios que ele traria e as possibilidades que seriam abertas. De forma a buscar a implantação do projeto através de editais, programas de fomento e financiamentos. O Centro de Tecnologia de Radiações seria composto por um Irradiador Multipropósito; um Acelerador de Partículas – Ciclotron; e uma Unidade de Produção de Radiofarmacos.
A gestora do Parque Tecnológico, Raquel Resende enfatizou que a concretização do projeto será um divisor de águas na história do Parque Tecnológico de Uberaba. “O Centry de acordo com o uso de suas aplicações, atuaria em dois segmentos muito importantes da cidade e de toda a região, atendendo tanto ao agronegócio, quanto o setor de saúde. Esse Centro de Pesquisa atrairia mais negócios de base tecnológica para o município, além de empreendimentos e profissionais interessados na atividade. Nossa tarefa agora é de trabalhar para viabilizar o centro em parceria com instituições de ensino e pesquisa. Lembrando sempre que o desenvolvimento tecnológico gera desenvolvimento econômico”, afirma Raquel.
As três ferramentas permitiram a abertura de um leque muito grande de pesquisas a serem desenvolvidas, bem como a prestação de serviços importantes para o município. A utilização da tecnologia nuclear pode ser aproveitada em várias áreas e de maneiras muito diversificadas, como com produção de alimentos, no ramo de farmácia, da mineração, da genética bioquímica, imunológica e nas engenharias sanitárias, químicas, veterinárias e agronômicas, além de na ciência dos materiais, na alimentação de animais e no melhoramento de cultivares.
A proposta foi apresentada no município visando uma parceria para promoção do desenvolvimento empresarial, científico e tecnológico da região, favorecendo a criação, a instalação e o desenvolvimento de empresas intensivas em conhecimento. E ainda, fomentar a cultura empreendedora, a inovação, a sinergia entre os parceiros do Parque e os sistemas de ciência e tecnologia, de modo a conferir competitividade, mercado e reconhecimento internacional ao conjunto.
Estiveram presentes na apresentação, instituições de ensino e pesquisa como a Epamig, Embrapa, Aciu, Fazu, Uniube, Hospital Helio Angotti, Associação do Distrito Industrial III, entre outras. A gestora de CTI do Parque Tecnológico de Uberaba, Melissa Miziara explicou que além de ser uma empresa, com produtos que beneficiarão a sociedade, o Centro de Tecnologia de Radiações atenderá empresas e instituições de ensino e pesquisa da rede pública, no desenvolvimento de novos processos e iniciativas. Ao final, todos se mostraram muito interessados em trazer o projeto para ser implantado em Uberaba.
“Foi definido que as instituições irão indicar representantes para montar um grupo oficial para elaborar uma proposta, considerando o contexto da tecnologia para Uberaba e apresentando seus benefícios e toda a parte técnica. Os empresários de Uberaba e as entidades montarão uma argumentação para submeter a propostas para emendas e fontes de fomento que atendam a esse tipo de estrutura”, apontou Melissa.
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h