WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CEREST

16/03/2016 - Parceria entre Cerest e UFTM quer melhorar notificação das doenças relacionadas ao trabalho em Uberaba

Estudantes participaram de primeira capacitação nesta terça e começam parte prática nas unidades ainda este mês
 
A importância da notificação compulsória em saúde do trabalhador foi o tema da capacitação promovida nesta terça-feira (15) pela equipe do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Uberaba – Cerest com os alunos do curso de fisioterapia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O treinamento faz parte de uma parceria desenvolvida entre o Cerest e a UFTM e que tem o objetivo de melhorar a notificação das doenças relacionadas ao trabalho em Uberaba.


“Existe uma ausência de dados estatísticos sobre este agravo em todo o Brasil. Precisamos de um diagnóstico situacional de como está a saúde do trabalhador para fomentar políticas públicas e até mesmo ter investimentos nesta área. É importante fazer ações educativas com os profissionais de saúde para melhorar esta realidade”, explica a psicóloga do Cerest, Alline Alves.


Por meio da parceria, os alunos dos cursos de fisioterapia e psicologia da UFTM vão receber a capacitação e, posteriormente, levar este conhecimento adquirido para todas as unidades de saúde do município. “Com a participação dos alunos vamos conseguir um maior alcance, pois em uma mesma semana estaremos em diferentes unidades”, comenta Alves. Cada unidade vai receber um grupo de 5 ou 6 alunos, que serão supervisionados por professores e um representante do Cerest. A primeira visita já está agendada para o dia 28 de março, na Unidade Matricial de Saúde George Chireé, no bairro Alfredo Freire.


“A nossa meta com este trabalho é aumentar as notificações compulsórias”, enfatiza Alves. A capacitação realizada nesta terça-feira foi direcionada aos alunos de fisioterapia e foi ministrada pela equipe do Cerest, com a participação das professoras Isabel Walsh e Marina Cardoso, dos cursos de fisioterapia e psicologia da UFTM, respectivamente. Ao todo cerca de 50 alunos de fisioterapia participam do projeto e a orientação acontece em grupos de 10 alunos. Posteriormente serão capacitados os alunos de psicologia.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: CEREST



Voltar