WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

07/03/2015 - Equipe da Prefeitura passa por treinamento e Semaforização do centro é reprogramada

Nos últimos dois dias, a equipe da Secretaria de Trânsito Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos – Settans, participou de um treinamento com a equipe da empresa Dataprom Equipamentos e Serviços de Informática Industrial Ltda e o diretor da empresa Transzum, Alexandre Zum que foi responsável pelo projeto de alteração no trânsito em função da implantação do corredor de ônibus Vetor/BRT.

Participaram do curso, oito pessoas entre especialistas de engenharia de trânsito e técnicos da Secretaria de Trânsito, além de técnicos da Sitran, empresa responsável pela sinalização do projeto do sistema Vetor.  Esse foi o segundo treinamento que a equipe participou e o objetivo foi aprimorar o conhecimento da equipe. “O treinamento trabalhou a programação e reprogramação do sistema semafórico de forma que a equipe agora está preparada para alterar o sistema conforme haja aumento na circulação de carros”, aponta o diretor de Trânsito, Rodrigo Carmelito.

A equipe agora está com a tarefa de monitorar o trânsito e colocar em prática o que apreendeu. De início já está sendo testado um novo modelo de programação dos semáforos que altera principalmente as rotatórias em frente aos terminais centrais de ônibus Leste e Oeste. Além de outros pontos da Avenida Leopoldino de Oliveira e paralelas que precisavam de ajustes. Carmelito destaca que as reprogramações serão monitoradas constantemente e que os ajustes serão contínuos. “Temos em mente que o trânsito está sempre mudando e as pessoas podem optar a qualquer momento por mudar seu trajeto. Nosso trabalho agora será acompanhar esse processo e sempre otimizar a programação dos semáforos. Estaremos fazendo os ajustes conforme a necessidade”, explica.   

A empresa Dataprom Equipamentos e Serviços de Informática Industrial Ltda é de Curitiba e foi quem instalou as Centrais de Controle Operacional (CCO) do novo sistema de trânsito. As centrais abrangem os semáforos inteligentes, o monitoramento dos terminais e estações-tubo e também o monitoramento dos ônibus com GPS, por meio de painéis instalados nos dois terminais do transporte coletivo. O sistema é todo automatizado e manda informações dos semáforos para a central.

O diretor da empresa Transzum, Alexandre Zum, percorreu toda a extensão do corredor de ônibus Leste/Oeste na Avenida Leopoldino de Oliveira, além das ruas paralelas e identificou os locais em que o trânsito estava difícil  e que seria resolvido com a reprogramação dos semáforos.  De acordo com a subsecretaria de Planejamento e também gestora do projeto do Vetor, Maria Paula Meneghello, a visita foi produtiva, todos os gargalos no trânsito foram visitados e foi identificado o que precisa ser estudado. “Zum nos garantiu que os problemas enfrentados no escoamento do trânsito do centro seria em grande parte resolvidos com a reprogramação do semáforo. Agora vamos monitorar e conforme enxergarmos os pontos de conflitos ir ajustando”, afirma Maria Paula. 

O superintendente de Trânsito, Claudinei Nunes, apontou que a cobrança para o projeto do Vetor funcionar com celeridade é muito grande e que é muito importante que a entrada e saída dos ônibus dos terminais aconteça com agilidade. Os semáforos funcionando em sincronia dará condições para o cumprimento dos prazos dos ônibus. “Assim que forem finalizados os ajustes da semaforização poderemos montar um cronograma de horários mais preciso dos ônibus Vetor que transitam de um terminal ao outro”, destaca Nunes.

 

Jorn. Natália Melo

Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar