WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

28/08/2014 - Prefeitura de Uberaba estimula piscicultura com abertura de tanques escavados e capacitação

A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Sagri) realiza, a partir da próxima segunda-feira (1º), o cadastramento de agricultores familiares para a abertura de tanques escavados de pequeno porte em suas terras. Haverá capacitação dos produtores para criar peixes destinados ao consumo e ao comércio.

Segundo o secretário da Sagri, Danilo Siqueira, essa é uma forma de o agricultor familiar poder diversificar as suas atividades e ter uma gama maior de produtos a oferecer e comercializar, gerando mais renda para si e abastecendo melhor Uberaba. “Queremos capacitá-los para que eles possam dar continuidade ao trabalho de piscicultura, também para crescimento desse importante segmento econômico”, disse.  

As escavações dos tanques permitirão aos agricultores utilizá-los tanto para a criação de peixes quanto para o armazenamento de água para a irrigação das hortas. Após o cadastro será elaborada uma fila de acordo com a prioridade de cada agricultor e depois a equipe da Sagri passa a implantá-los gradativamente conforme sua capacidade.

Além da construção de tanques escavados, a Sagri realiza cursos em parcerias com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) para orientar o pequeno produtor sobre a piscicultura. O primeiro do gênero foi ministrado para os moradores da comunidade rural de São Basílio onde foram dadas instruções sobre o tema para uma turma de 12 agricultores.

“Antes de fazer a escavação do tanque, devemos esclarecer ao agricultor como lidar com a piscicultura. O curso serviu para instruir diferentes temas como as espécies de peixes mais adequadas para o local; como devem ser forrados os tanques; como fazer a mineração da água e qual a alimentação a ser utilizada.”, explica o diretor do Departamento de Produção Agropecuária da Sagri, José Geraldo Borges Celani.

Os interessados em realizar o cadastro devem comparecer à Sagri, no Centro Administrativo “Jornalista Ataliba Guaritá Neto”, na Avenida Dom Luiz Maria Santana, 141, bairro Santa Marta, das 7h às 13h. O cadastramento tem início na próxima segunda-feira (1º) e se estende até sexta-feira, dia (5).

 Felipe Madeira

Estagiário Comunicação/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar