ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra) prepara cartilha para os interessados em aderir ao programa do governo federal “Minha Casa Minha Vida”. A cartilha visa ao esclarecimento dos critérios de seleção dos candidatos e enfatiza a necessidade da atualização dos dados na própria Cohagra. O compromisso de produzir uma cartilha foi feito pelo próprio prefeito Paulo Piau e pelo presidente da Cohagra, Marcos Jamal, na audiência pública realizada no Centro Administrativo, dia 17 de julho.
A cartilha começa a ser distribuída a partir da semana que vem e traz resposta a dúvidas mais básicas que geralmente são levantadas pela comunidade. Os critérios são definidos pelo governo federal e são válidos em todo o país. Eles definem os futuros mutuários a serem contemplados pelo programa.
Mesmo com os critérios de preferência que passam pela residência em áreas de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas, famílias com mulheres responsáveis pela unidade e famílias das quais fazem parte pessoas com deficiência entre outras situações. Segundo informações da companhia, no período de 6 de junho a 31 de julho, foram realizados 4.381 atendimentos.
De acordo com o decreto 249/97, os pretendentes devem possuir alguns requisitos, entre eles ser uberabense ou residir na cidade há pelo menos três anos; ter emprego fixo; renda familiar de no máximo três salários mínimos; não possuir bens imóveis e não ter sido beneficiado anteriormente pelo programa. As preferências do decreto colocam como prioridade: idosos, deficientes físicos, arrimo de família, aposentados por invalidez e famílias ou pessoas com filhos.
O diretor executivo da Cohagra, Bittencourt Leon Denis de Oliveira Júnior, explica que além das pessoas terem ciência sobre os critérios de seleção, também é importante que elas mantenham o cadastro atualizado. “Sempre que o interessado na casa própria trocar o telefone, mudar de endereço ou alterar o seu estado civil, ele deve informar a Cohagra o mais rápido possível, pois se for contemplado e nós não conseguirmos localizá-lo, ele estará automaticamente excluído do programa”, explica.
Com a cartilha, a intenção é que esses esclarecimentos tenham maior abrangência. Se mesmo com a cartilha, ficar alguma dúvida, o cidadão pode ir à sede da Cohagra, localizada na Rua Guilherme Ferreira, nº129, Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 18h, ou nos telefones 3321-9555, 3321-9518 e 3321-6699.
Felipe Madeira
Estagiário Comunicação/PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h