WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

26/07/2014 - Estudos estratégicos para consolidação do Parque Tecnológico são apresentados pela Fundação Certi

A Fundação Certi, de Florianópolis, apresentou nesta quinta-feira (24) a elaboração de estudos estratégicos para a consolidação e expansão do Parque Tecnológico de Uberaba. A reunião foi realizada para o Conselho Gestor do Parque Tecnológico, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). 


A fundação apresentou como será a metodologia de trabalho e o cronograma a ser cumprido no município em um prazo de 18 meses. Durante a reunião foram discutidos alguns desafios para acelerar o processo e a Certi se dispôs a se empenhar em atender esses desafios e, dentro do possível, vai adiantar algumas etapas, principalmente os gargalos verificados e apontados durante a reunião. O próximo passo da Certi será definir o DNA e as verdadeiras vocações do Parque de Uberaba.


De acordo com a gestora do parque, Raquel Resende, a reunião teve o intuito de apresentar aos conselheiros tudo o que está previsto e como será realizado o trabalho. Houve também a oportunidade para a Certi mostrar o empenho, o interesse e a necessidade da prefeitura e do conselho de consolidar o parque com a maior agilidade possível.


O gestor do projeto da Certi, Cléber Borba Nascimento, destacou que a perspectiva inicial é que os membros da equipe que trabalhará no projeto estejam em Uberaba todos os meses para viabilizar as etapas de trabalho. “Nesse momento estamos iniciando o projeto, conhecemos a cidade e nos aprofundamos na realidade do parque. Apresentamos o cronograma e definimos novas metas. Nosso projeto é bastante abrangente e está voltado para ajudar Uberaba a desenvolver o parque da melhor maneira possível”.


Para Cleber, o Parque Tecnológico de Uberaba possui grande perspectiva de sucesso principalmente por já possuir elementos importantes como infraestrutura, ampla área para instalação de empresas e instituições de ensino e pesquisa, articulação e envolvimento do governo, proximidade com importantes rodovias, distritos industriais e a Zona de Processamento e Exportação (ZPE) que são fatores decisivos. “Aliado a esses fatores, o parque de Uberaba já avançou com a presença das universidades dentro da sua área, o que é bastante significativo. A maioria dos parques depende de muito esforço para conseguir atrair essas instituições, e em Uberaba isso já é algo consolidado, o que demonstra avanço e potencial de sucesso incrível”, afirma. 


Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, a apresentação demonstrou eficiência da Certi com o projeto completo e bem pensado para caminhar rapidamente. “A equipe trabalhando nesse projeto é grande e bem capacitada. É tranquilizador saber que teremos uma pessoa adequada responsável por cada setor de formação do parque, o que dará agilidade aos trabalhos e ao mesmo tempo vai garantir eficiência”, afirma José Renato.


O secretário reforçou a importância da Certi criar alternativas para atrair e facilitar a vinda de empresas para o parque. “Queremos um leque de opções, um modelo bem estruturado que contemple vários investimentos. Não precisamos ficar com um único modelo, queremos um parque que tenha flexibilidade para atender o máximo de empreendimentos”, observa José Renato.


Esta foi a 42ª reunião do Conselho Gestor do Parque que contou com a presença dos representantes da Epamig, José Mauro Valente Vieira e Reginério Soares de Faria, do representante da IFTM, Heraldo Marcus Rossi Cruvinel, do representante da UFTM, Danilo Tonelli e o representante da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectes), Karim Abud Mauad.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar