WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC)

 

Coordenador: Ronaldo Maximiliano Ramos Batista

Telefone Defesa Civil: 199

 

Origem

 

Nascida na guerra e indispensável na paz, a organização teve a sua origem durante a I Guerra Mundial. Desde a sua criação até os dias atuais, os métodos de trabalho da Defesa Civil mudaram sensivelmente.

 

Hoje, os desastres e sinistros do tempo de paz são enfrentados quase sempre antes mesmo que aconteçam, em função da previsibilidade e das ações continuadas, desenvolvidas para atender as comunidades.

 

Atualmente, a gravidade dos efeitos provocados pelas chuvas, em especial, decorrem de um processo continuado, quando as ações preventivas devem nortear procedimentos permanentes e com o envolvimento direto da própria população, através do exercício de medidas rotineiras, prevenindo a ocorrência de acontecimentos catastróficos, preservando o meio ambiente e proporcionando uma melhor qualidade de vida para todos.

 

Em Uberaba, a criação da Defesa Civil se deu a partir de 1.989. Entretanto, até o presente momento, as ações têm sido muito tímidas, esprovidas de planejamento e de recursos, o que compromete um processo convincente no que se refere à estruturação de uma política pública capaz de prover medidas de prevenção e de ações que porventura tenham que ser deliberadas.

 

Não obstante, a atual administração vem configurando ações planejadas, visando um melhor atendimento das demandas públicas, em todos os setores de atividades e, com isso, a Defesa Civil também será alvo de atenção especial, mormente pela diversidade de temas relevantes a toda população.

 

Dentro dessa nova perspectiva, especialmente no campo da Defesa Civil, deve prevalecer sempre a estimulação de atitudes permanentemente preventivas, que certamente irá minimizar os efeitos funestos de qualquer acontecimento que coloque em risco as pessoas e os bens materiais de toda natureza.

 

É nesse sentido que o Poder Executivo Municipal norteará procedimentos vinculados, com a participação de todos, no afã de se estabelecer uma sinergia capaz de conter as adversidades e, consequentemente, possibilitar uma melhor qualidade de vida para a população, orientando, coordenando e promovendo eventos e ações para o alcance dos objetivos específicos a cada situação.

 

Em Situação de Emergência, ligue para um dos telefones:

 

 Defesa Civil: 199
 Corpa de Bombeiros: 193
 Polícia Militar: 190
 Polícia Civil: 197
 Disque Denúncia: 181