ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Codiub não possui tecnologia web exigida para implantação do novo sistema da saúde
O processo de licitação para a contratação de software para atender necessidades da Secretaria de Saúde está mantido. Segundo o presidente da Codiub, Maurides Dutra, a companhia chegou a enviar cotação para participação no certame, no entanto, a tecnologia exigida ainda está além do que a Codiub pode fornecer no momento, por depender do sistema Web de mobilidade. A Cia espera conseguir operar nesse sistema no ano que vem, não em tempo hábil para atender a licitação. O prefeito Paulo Piau determinou que a companhia fosse inserida no processo como gestora e consultora do material a ser adquirido. Dessa forma a Codiub poderá absorver a tecnologia e desenvolver material semelhante que atenda à Prefeitura em futuro próximo.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Fahim Sawan, a necessidade da Secretaria é ampla. Hoje todos os sistemas que atendem a pasta são independentes, ou seja, não se comunicam e, portanto há um retrabalho que na prática reflete na morosidade do atendimento e oneram os cofres públicos. Para se ter uma ideia, apenas com transmissão de dados via telefonia a Secretaria gasta hoje cerca de R$ 679 mil por ano, com a implantação de um novo sistema, via web, esse custo será reduzido a quase nada. Além disso, o novo sistema deve obrigatoriamente “dialogar” com os sistemas do Estado e Federal, coisa que não acontece hoje.
“Precisamos do tão sonhado prontuário eletrônico acessível a todas as nossas unidades. Hoje o médico que atende o paciente na UPA não tem acesso ao atendimento que foi feito na UBS, e se ele for atendido no HC também não, ou seja, isso é inadmissível. Portanto, a nossa proposta é para melhorar o atendimento, economizar, dar segurança para pacientes e médicos e celeridade”, disse Sawan.
Sobre os questionamentos da contratação na administração passada de uma fundação para desenvolvimento de sistema semelhante que não foi fornecido, embora boa parte do contrato tenha sido paga, o procedimento já havia sido detectado em auditoria e a Prefeitura vai encaminhar todos os documentos para os órgãos competentes, como Ministério Público, Tribunal de Contas e Câmara Municipal. Tal contrato não foi renovado pela atual gestão.
Jorn. Denis Silva
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h