WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

08/08/2013 - Segurança Pública da Zona Rural é discutida em reunião

AISP Rural, inaugura no dia 02 de maio já apresenta resultado positivo

A Secretaria de Agricultura realizou nesta quarta-feira (07) uma reunião sobre segurança pública na Zona Rural, em que foi apresentada a atuação da Área Integrada de Segurança Pública - AISP Rural inaugurada no dia 2 de maio de 2012, em Uberaba. O Secretário de Agricultura Danilo Siqueira, explica que a reunião foi marcada, após a equipe da secretaria, que realiza visitas periódicas a esses comunidades, registrarem reclamações de falta de segurança, por parte dos moradores de comunidades rurais.

O Comandante da 5ª Região da Polícia Militar, Cel. Laércio dos Reis, enfatizou que a AISP Rural, que é a primeira do seguimento instalada em Minas Gerais, já apresenta resultados positivos, mesmo com apenas três meses de atuação. “O Patrulhamento Rural é uma realidade em Uberaba, está em funcionamento e está trazendo resultados, o que não quer dizer que não seja necessário aumentar nossa capacidade de atuação”, ponderou o Cel. Laércio que fez questão de lembrar que não adianta cobrar resultados apenas da polícia, além dela, é necessária uma série de mudanças no próprio contexto da sociedade.

“Tem que ser desenvolvidas políticas públicas para o meio rural. A droga está lá também, como em qualquer outro lugar, e o que tem que acontecer é desenvolver ações nessas comunidades. Seja levando educação e programas como o PROETI para que as crianças e jovens tenham opções para não se envolver em nada de errado e conhecimento para se protegerem contra pessoas mal intencionadas”, explicou o coronel que garantiu que com o tempo a capacidade de resposta da AISP Rural será aumentada e o atendimento será ajustado.

Foto: Sebastião Santos



Segundo a Polícia Militar, a principal ocorrência da região é com relação a roubo, que apresentou um aumento de 25% em relação ao mesmo período no ano passado, registrando 5 roubos contra 4 do ano passado. Em compensação casos de furto caíram cerca de 45% em relação ao ano passado registrando, 22 ocorrências esse ano, contra 40 no ano passado. “O roubo tem aumentado muito. Mas, a principal dificuldade que encontramos hoje é com a legislação vigente no país, uma vez que atualmente a lei está a favor do bandido”, enfatiza Cel. Laércio que pede que a população cobre também dos representantes públicos leis mais severas.

O Delegado da AISP RURAL, Dr. Lenardo Cavalcanti, destacou que na AISP Rural ele é responsável pelos crimes não só das comunidades rurais como também dos que ocorrem nas rodovias, em Delta, Veríssimo e em Água Comprida. O delegado trabalha com três investigadores, uma escrivã e possui uma viatura. “Ainda sim estamos desenvolvendo um trabalho que já apresenta resultado positivo. Fazemos o melhor dentro da estrutura disponível. Mas, cobrar apenas da polícia não adianta, porque ela não é a única responsável pela segurança pública. As leis estão brandas e estão beneficiando os criminosos”, reforçou o Dr. Leonardo.

O Presidente do Sindicato Rural, Romeu Borges, agradeceu o trabalho desenvolvido pelos policiais até o momento e destacou que graças a esse patrulhamento já foi efetuado um flagrante de um pessoal que estava matando gado ilegalmente. “De todos os furtos ocorridos, desde a implantação da AISP nenhum ficou sem investigação”, afirmou Romeu que reinterou a solicitação dos colegas. “Estamos preocupados com a polícia, mas também estamos com as leis e com os políticos omissos, uma vez que hoje a legislação é muito permissiva permitindo que os acusados de cometer delitos passem apenas uma noite na cadeia e voltem para as ruas após o pagamento de fiança”, desabafou Romeu.

O Cel. Laércio comentou que 80% dos crimes são cometidos por pessoas reincidentes. “As leis estão sendo soberanas para a criminalidade”, afirmou.

O Secretário de Trânsito Emanuel Kappel, destacou que segurança pública é uma das prioridades desse governo e que inclusive é um pedido especial do Prefeito Paulo Piau para que a população se sinta protegida na comunidade em que vive. “A complexidade da segurança pública é tão grande que não adianta investir só em polícia, tem que investir em educação e desenvolvimento social, temos que levar a informação ao cidadão para que ele tenha condições de se proteger”, falou Kappel.

O Secretário de Trânsito ainda anunciou que pretende complementar o efetivo da AISP Rural com Guardas Municipais. A garantia é de que até o final do ano 12 agentes sejam complementados ao efetivo. Porém, para isso, Kappel destaca que é necessário que esses guardas possam se armar com armas letais no intuito de coibir o confronto no campo. “Podemos e vamos melhorar ainda mais a segurança em Uberaba, o Prefeito Paulo Piau pediu que implantássemos um Projeto de Segurança Pública que já está em estudo, que visa coibir a criminalidade e captar recursos para a área de segurança”, reintera Kappel.

 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar