WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

13/05/2013 - Segurança Pública é debatido em reunião da AMVALE

Realizada na ABCZ, a reunião contou com a participação de representantes da AMVAP, entre eles, seu presidente e prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado

Uma visão global da questão da segurança pública regional e a solidificação dos passos em torno das ações voltadas para a criação da RMTM (Região Metropolitana do Triângulo Mineiro) foram os temas em destaque da reunião com prefeitos promovida pela Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), conduzida pelo seu presidente e prefeito de Uberaba, Paulo Piau, realizada na manhã desta sexta-feira (10), na sede da ABCZ, compondo a programação festiva de encerramento da 79ª ExpoZebu. Paulo Piau, além de agradecer os convidados pelas valiosas colaborações, enalteceu o trabalho dos colaboradores da Amvale, sob a coordenação do secretário executivo, Antônio Sebastião de Oliveira.

Prefeitos, vice- prefeitos, vereadores, deputados e, secretários, entre outros, participaram do evento. Tais como o presidente da Amvap - Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba e prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado; os deputados federais Marcos Montes (PSD) e Aelton Freitas (PR); os deputados estaduais Antônio Lerin (PSB) e Adelmo Carneiro (PT) e o secretário estadual Narcio Rodrigues (Ciência e Tecnologia).

 Os responsáveis por órgãos de segurança tiverem a oportunidade de falarem sobre as condições que enfrentam hoje. O debate sobre tema foi proposto pelo prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, tendo participado, o coronel Láercio Reis - Comandante do 5º Comando Regional da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais; Major André Humia Cassarim - Comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar; Dr. Francisco Gouveia Mota - Delegado Regional DO 5º Departamento da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e o Dr. Carlos Cota D’Ângelo - Delegado Chefe da Polícia Federal.

Assunto inesgotável - Ao abrir o bloco da programação, Paulo Piau afirmou que o tema “é amplo e inesgotável”, ao enaltecer a presença das lideranças políticas para participarem das discussões e a busca de caminhos de solução. Dentre as soluções definidas por sua administração figura o Plano Municipal de Segurança Pública, além de ações preventivas e o trabalho em rede.

Enquanto isso, o prefeito de Pirajuba, ao justificar seu pedido para a reunião, informou que a Prefeitura e bancos instalados naquela cidade, como forma de buscar inibir a ação de marginais, investiram na instalação de câmeras de videomonitoramento. Manifestou que no seu município “droga é um grande problema”, ao defender a necessidade de implantação de ações públicas sociais voltadas para o acompanhamento de pessoas que deixam clínicas de recuperação, após período de internação, pois é preocupante o retorno de recuperandos ao ambiente das drogas. Rui Ramos defendeu, ainda, um maior efetivo da polícia militar para a segurança da população pirajubense.

Logo após, as autoridades policiais foram discorrendo sobre o assunto. O primeiro a falar foi o delegado da Polícia Federal, por sinal, muito cumprimentado pelas recentes ações da PF de Uberaba no combate às drogas. Ele disse que as ações bem sucedidas do órgão resultaram, este ano, até agora, na apreensão de cerca de duas toneladas de cocaína, praticamente igual a todo volume de todo ano de 2012. Segundo ele, a localização estratégica da região, a falta de fiscalização do espaço aéreo e a autonomia de aeronaves contribuem para a opção dos traficantes para esta parte do país. D’Angelo foi categórico ao expressar sua preocupação quanto a uma possível “mexicanização da região”, diante das sucessivas ocorrências com grandes carregamentos de drogas e, em especial, pelos métodos adotados pelos traficantes.
O delegado regional da Polícia Civil atacou a “banalização do crime”, além de lamentar que “prendemos, prendemos”, mas logo, logo os criminosos estão de volta ao seio da sociedade. Para Francisco Gouvea, a sensação de impunidade dá animo para a ação de criminosos. “Não podemos estar em todos os locais num mesmo momento”, sentenciou.

O comandante regional da PMMG foi contundente. Para ele, o momento é de reação, para resolver ou mitigar o problema que assombra tantas pessoas, cuja solução tem que ser abraçada por toda sociedade, disse, e não apenas pelos órgãos de segurança. O coronel Laércio dos Reis destacou a implementação do Trabalho em Rede, bem como ao Plano de Segurança Cidadã para cobrir todos os ambientes do município. Para 2014, anunciou, a chegada de 30 PMs para compor a tropa na região, além de um grupo de sargentos brevemente.
Enquanto isso, o comandante do 8º BBM revelou números de ocorrências. Por exemplo, no ano de 2010, os bombeiros atenderam a 8 mil 565 chamados, na unidade de Uberaba. No ano seguinte, pulou para 16 mil registros. Em 2012, superaram a marca de 18 mil atendimentos. Para 2013, a expectativa é de serem atendidas em torno de 22 mil ocorrências. Com esse crescimento, é fundamental o aumento do efetivo.  André Casarim reconheceu, no entanto,
que em torno de equipamentos o quadro é bom, destacando a utilização da taxa de incêndio para os investimentos necessários. Enalteceu o apoio do prefeito Paulo Piau na criação de postos avançados do BBM, com a finalidade de reduzir o tempo de resposta, também denominado como “tempo de ouro”. E assinalou: “Sabemos da nossa luta e das dificuldades, mas não deixamos nossos ombros caírem”, depois de conclamar o apoio dos prefeitos
e demais autoridades que participavam da reunião para que consigam sensibilizar o Governo do Estado dobrar o número previsto de novas contratações para a corporação.
 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar