ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Nesta terça, dia 18, começou a Semana Nacional do Trânsito. Com o tema “Não exceda a velocidade, preserve a vida”, várias ações serão desenvolvidas até o dia 25 de setembro. A Semana Nacional do Trânsito é uma realização da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, por meio da Seção de Educação no Trânsito.
A abertura oficial aconteceu nesta manhã, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz, com a apresentação do coral da APAE de Uberaba, apresentação do Grupo Teatral do Colégio Apoio, com a peça: “Trânsitos”, de direção do professor Carlos Alberto de Oliveira Júnior. Ainda durante o evento de abertura ocorreu uma palestra com representantes do 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Uberaba.
O secretário de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos, Ricardo Sarmento, que representou o prefeito na solenidade, informou que a escolha basicamente de estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares é proposital. “Estamos apostando na educação e formação integral do cidadão e, nossa parte é claramente no trânsito, mas não fazemos esse trabalho somente na Semana do Trânsito. Durante todo o ano a seção de Educação no Trânsito, de nossa secretaria, oferece a todas as escolas esse tipo de esclarecimento fomentando e despertando o interesse dos nossos cidadãos infanto-juvenis no sentido de termos, a médio e longo prazos, cidadãos que respeitem e deem exemplo no trânsito”, esclareceu Ricardo Sarmento.
O Major Márcio Constâncio, comandante da 5ª Cia. de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar, reforçou que não se pode formar cidadãos para o trânsito somente uma semana por ano e ilustrou sua fala com uma análise estatística: “Por ano morrem 43 mil pessoas em acidentes de trânsito, o que equivale a vários grandes aviões caindo, lotados de pessoas, ou ao desaparecimento de cidades inteiras como as existentes em todo o Brasil. Imagina todo ano uma cidade com 43 mil habitantes sumindo?”, refletiu Constâncio.
O representante do 8º BBM de Uberaba, Tenente Thiago Pacheco, foi categórico ao afirmar que a maioria dos acidentes que dependem de resgate, ou seja, de 60% a 70%, são com motociclistas, o que onera sensivelmente os cofres públicos. “Uma receita para acabar com isso ou pelo menos minimizar o gasto de recursos que são nossos é cultivar a ‘gentileza urbana’. Bom, o que seria isso? É nada mais do que a falta da educação e atenção no trânsito. Isso não deveria ser ensinado na escola, pois atenção e educação são diferentes de ensino. A educação tem que ser aprendida em casa, ou como dizem alguns, vem do berço”, sintetizou Pacheco.
Nesta quarta-feira, dia 19, acontece uma palestra para os atiradores do Tiro de Guerra com o tema: “Pare, Pense, Mude!”, às 6h30.
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h