WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Defesa Social

16/09/2011 - Semana Nacional de Trânsito 2011 será aberta neste domingo

Ao contrário de anos anteriores, quando se trabalhava um tema durante os próximos doze meses, a Semana Nacional de Trânsito 2011, que será aberta no próximo domingo, às 9h no Mercado Municipal, tem agora como tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”.

De acordo com publicação no site do Departamento Nacional de Trânsito, a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, realizada no ano passado, proclamou oficialmente o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, a fim de estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito no planeta.

Ainda segundo a publicação, a decisão de adoção de uma campanha decenal mundial teve origem em vários encontros internacionais e consagrou-se no I Congresso Mundial Ministerial de Segurança Viária, realizado em novembro de 2009 em Moscou, onde o Brasil se fez representar.

Para o chefe o chefe da Seção de Educação no Trânsito, da Secretaria de Trânsito e Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), Hélio Reis dos Santos, a questão do trânsito é cada vez mais preocupante e por isso mesmo é preciso que toda a sociedade se organize e conscientize da necessidade de mudança de comportamento tanto por parte dos motoristas quanto dos pedestres.

“Mesmo sendo realizadas campanhas educativas constantemente, nos deparamos com pessoas agindo com total imprudência. Vemos condutores e passageiros sem o cinto de segurança, e pais que usam as cadeirinhas para crianças como enfeites de carro, adolescentes em cima de suas motos desrespeitando as leis e as pessoas, parando em cima de faixa de pedestres, ultrapassando o sinal vermelho e cruzando carros de qualquer maneira. Vemos pedestres atravessando vias fora da faixa colocando em risco suas próprias vidas”, destaca Hélio dos Santos.

Ainda de acordo com ele, este cenário tem que mudar urgentemente e por isso é importante que toda a sociedade dê as mãos e que cada um faça sua parte para que as estatísticas não sejam tão assustadoras.
“Vamos aproveitar essa semana para refletirmos sobre essa questão e realmente tomarmos atitudes que não coloquem em risco as nossas vidas e as de outras pessoas”, finaliza ele.

Confira a programação completa da Semana Nacional de Trânsito 2011.
 

 
 
 

Outras Notícias: Defesa Social



Voltar