WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

15/03/2011 - Produção e comercialização de queijos tipo Minas em Uberaba foi tema de discussão durante reunião na PMU

A reunião que aconteceu no anfiteatro do Centro Administrativo na última segunda-feira (dia 14) foi conseqüência das apreensões de queijos registradas na cidade nos últimos dias.

O objetivo foi esclarecer dúvidas sobre a questão da produção e comercialização de queijos tipo Minas no município.

Durante o encontro que contou com a presença do promotor do Meio Ambiente, Carlos Valera, de representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), Assuper, ACIU, CDL, Procon, Sindicato Rural, AMUR, IMA, Delegacia do Ministério da Agricultura, SIM da cidade de Uberlândia, entre outros, o representante do Ministério Público confirmou o veto à comercialização do queijo Minas artesanal sem os requisitos legais.
De acordo com Carlos Valera, há nove anos existe a normativa legal que regulamenta a produção e comercialização do produto. Entretanto, a maioria das queijarias não tem certificado de qualidade.

Na opinião do titular da Sagri, José Humberto Guimarães, a reunião foi para que o setor, como um todo, se harmonize e que a partir de agora, todas as informações sobre a legislação sejam mais difundidas.

“Em Uberaba nós nos adiantamos e há três anos assumimos um processo de assessoria para os produtos neste sentido, inclusive com a criação do nosso Serviço de Inspeção Municipal (SIM)”, ressalta o secretário, lembrando que há muito a Sagri se empenha em orientar os produtores de qualquer segmento, inclusive os produtores de queijo.

“Essa reunião foi bastante importante para esclarecer as dúvidas sobre o assunto e também serviu como uma reunião preparatória para a Audiência Pública que será realizada na próxima sexta-feira, dia 9, na Câmara Municipal”, disse Guimarães.
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar