ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Criado há cerca de dois anos o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Uberaba tem despertado a atenção e o interesse de vários municípios como é o caso de Brasópolis, cidade localizada no sul de Minas, que enviou a Uberaba nesta quarta-feira (25) um grupo formado por integrantes dos poderes Executivo e Legislativo.
Durante reunião com o titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagri), José Humberto Guimarães, o grupo explicou que veio à cidade por recomendação da Emater, de Belo Horizonte, em busca de informações e subsídios objetivando também criar o serviço.
Brasópolis é uma cidade com 16 mil habitantes com predominância para a produção de leite, banana e hortaliças. O município conta com cerca de dois mil pequenos produtores e cada propriedade rural tem em média quatro hectares.
Justificando a criação do serviço em Uberaba, o secretário de Agricultura explicou que o SIM tem por função controlar a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos.
“Ao mesmo tempo, incentivamos as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida”, completou José Humberto Guimarães.
Segundo o titular da Sagri, o Serviço de Inspeção Municipal de Uberaba conta atualmente com 42 empresas de vários segmentos como queijarias, indústrias de doces, entrepostos de ovos, apiários e embutidos, cadastradas. Juntas, elas geram mais de 300 empregos.
Guimarães justifica a visita de grupos para conhecer o SIM de Uberaba ressaltando o trabalho que vem sendo desempenhado pelo órgão.
“Estamos trabalhando numa linha certa porque além de estarmos beneficiando os produtores que estão saindo da clandestinidade, estamos beneficiando a população com o oferecimento de produtos de qualidade garantida”, diz o secretário.
Para o vereador de Brasópolis, Péricles Pinheiro, Uberaba deu um grande passo ao criar o serviço e é justamente isso que eles pretendem “copiar” do município.
“Sabemos que não vai ser fácil porque vai exigir um trabalho a longo prazo de conscientização não só dos produtores, mas também da população de uma forma em geral. Mas, se aqui o serviço funciona, acreditamos que vai funcionar também em Brasópolis”, disse o representante do Legislativo daquele município.
Integraram o grupo de Brasópolis o secretário de Assuntos Jurídicos, Luiz Guilherme Goulart, o médico veterinário Jesu Ribeiro e Hildebrando Lopes, da Emater.
Também participaram da reunião, o subsecretário de Agricultura de Uberaba, Romeu Borges Júnior, o diretor do SIM, Valdair Landim e sua equipe e o presidente da Certrim, Luiz Henrique Borges.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h