WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Prefeita

21/09/2021 - Emater distribui sementes para pequenos produtores com recursos de emendas de Zé Silva

A prefeita Elisa Araújo participou, na tarde desta segunda-feira (20), da entrega de sementes de milho e feijão para pequenos produtores da região, realizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), conforme convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os recursos para a aquisição das sementes são oriundos de emendas parlamentares do deputado federal Zé Silva (Solidariedade). Somente para Uberaba foram 250 sacos de sementes de milho, no valor de R$ 18.600,00.  Regionalmente estão sendo beneficiados mais de  10 mil agricultores familiares dos municípios de Uberaba, Araxá, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Conquista, Perdizes, Santa Juliana e Veríssimo.  

Esse programa começou quando Zé Silva estava à frente do escritório da Emater de Uberaba, tornando-se, mais tarde, uma ação de Estado, atendendo na época cerca de 300 mil famílias em todo estado de Minas Gerais. No entanto, o governo mineiro abandonou a iniciativa. Ao se tornar deputado federal ele decidiu destinar os recursos de suas emendas parlamentares para essa finalidade.  “Essa doação tem a simbologia da vida, porque não é apenas distribuir, mas vem com a ciência. Está comprovado que o produtor que tem assistência técnica aumenta quatro vezes o valor bruto da sua produção por hectare/ano. Por não ser híbrida, essa semente garante ao agricultor, especialmente de milho,  mais de três safras”, observou.

“Nosso governo é parceiro do pequeno agricultor, porque o grande anda sozinho, bastando ter uma boa estrada. Mas, o pequeno precisa de apoio”, afirmou a prefeita em seu pronunciamento.

Ela ressaltou a importância de Uberaba assumir seu protagonismo como cidade polo, assumindo a responsabilidade de ser o maior e, por isso, apoiar os outros municípios e, dessa forma, se firmar enquanto força política, atraindo os olhares dos governos do Estado e Federal, para beneficiar a todos. Por exemplo, sendo Uberaba polo de fertilizantes, a prefeita está disposta a mediar parceria com a iniciativa privada para disponibilizar insumos aos pequenos produtores.

Ao apoiar a ideia, o secretário do Agronegócio, José Geraldo Celani, lembrou que o público que o deputado beneficia com suas emendas parlamentares é o mesmo atendido pela Pasta. “Essa é uma injeção direto na veia, porque vão ser distribuídos esses grãos diretamente para a agricultura familiar e ajuda bastante desde o pecuarista até quem queira vender o milho ou usá-lo para a alimentação do gado. Por isso, temos que valorizar esse tipo de emenda”, disse.

De acordo com o gerente do escritório regional da Emater em Uberaba, Wilson Marajó, a distribuição dessas sementes dá segurança alimentar aos produtores, além do atendimento técnico da empresa. Portanto é uma entrega técnica aos produtores, indo junto uma recomendação de plantio e todo o suporte.  

O evento teve a presença de lideranças regionais, o vereador Caio Godoi representando a Câmara de Uberaba, além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, e a assessora de Assuntos Regionais, Miria Rezende.

 
 
 

Outras Notícias: Prefeita



Voltar