WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Fundação Cultural

13/04/2021 - 100 dias: Fundação Cultural trabalha para fomentar a cultura na pandemia

Mesmo com a pandemia da Covid-19, a Fundação Cultural Professor Antônio Carlos Marques tem trabalhado em função do fomento à cultura. Desde janeiro, com a nova gestão, a autarquia deu continuidade às ações do último ano, com a Lei Aldir Blanc, além das funções administrativas, do trabalho com a preservação do patrimônio histórico e da manutenção dos equipamentos culturais. 

O presidenteinterino e adjunto da FCU, Cássio Facury, recebeu artistas de Uberaba para ouvir as demandas do setor. A intenção do atendimento foi conversar sobre as dificuldades enfrentadas pela classe artística durante a pandemia e pensar maneiras de continuar a promoção de cultura de forma segura. 

Com a Lei Aldir Blanc, a Fundação Cultural está se empenhando no incentivo à execução dos projetos contemplados nos editais e segue para a fase da prestação de contas. Somente pelo Cultura On, primeiro edital, foram mais de 230 beneficiados. Os projetos têm ações de cultura popular, dança, música, pintura, literatura, fotografia, além de concursos, oficinas, workshops, lives e exposições virtuais, e estão sendo amplamente divulgados nos canais oficiais da FCU. 

Quanto aos equipamentos culturais, o Memorial Chico Xavier está com projeto da empresa Expomus para captação de recursos com a finalidade de revitalizar o espaço. A empresa atua em projetos de natureza museológica no âmbito social, cultural, científico, tecnológico e do meio ambiente desde 1981, além de ser referência no ramo. Já a Orquestra Municipal de Uberaba está em novo endereço. Em janeiro, o grupo fez a mudança da mobília para o Teatro Municipal Vera Cruz para realizar os ensaios em nova sede, com mais espaço e acústica adequada. 

O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e o Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) passaram por recomposição e recondução dos membros. A Fundação Cultural tem feito uma aproximação mais acentuada com os representantes da sociedade civil do CMPC. O grupo reuniu-se em janeiro, na sede da autarquia, com os gestores para estabelecer prioridades no plano estratégico e minimizar o impacto da pandemia na classe artística. 

A dedicação com o patrimônio cultural, material e imaterial de Uberaba também continua. Em fevereiro, a Fundação recebeu os representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fiemg Regional Vale do Rio Grande e Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) para discutir a viabilidade de o centro da cidade encontrar o equilíbrio entre comércio e patrimônio histórico. 


Quanto ao trabalho administrativo, a equipe está envolvida com o projeto orçamentário, o planejamento estratégico da gestão e o Plano Pluriplural (PPA), que é o documento que define as prioridades do Governo para o período de quatro anos. O presidente interino ressaltou que a gestão da Fundação Cultural está tomando novos rumos, com mais responsabilidade e credibilidade. 

 
 
 

Outras Notícias: Fundação Cultural



Voltar