WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Serviços Urbanos

01/04/2021 - 20 mil toneladas de lixo são retiradas das ruas da cidade

Desde o início do ano, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) efetuou limpeza em 2.610 bueiros, localizados em 520 ruas de 68 bairros da cidade.  Essa limpeza acontece continuamente para evitar alagamentos e enchentes, já que o lixo jogado nas ruas acaba caindo e entupindo os bueiros. O secretário Carlos Roberto Lopes reforça a necessidade de colaboração da população para manter a cidade limpa, através de atitudes cidadãs, como o respeito aos horários de coleta de lixo doméstico, colocando os sacos somente nos dias e períodos certos.

As equipes padrão, terceirizadas, da Sesurb, que fazem uma limpeza mais pesada, usando inclusive pás carregadeiras, recolheram 20 mil toneladas de lixo desde janeiro, em 231 ações realizadas em 67 bairros. A maioria da sujeira recolhida vem de material descartado irregularmente em terrenos e vias públicas, um problema recorrente na cidade.

O local que mais recebeu a limpeza da equipe padrão da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras, neste início de ano, foi o Residencial 2000, onde constantemente são recolhidos lixo e entulhos depositados irregularmente em via públicas e terreno. Foram 16 ações de limpeza pesada no local. Atrás dele seguiram os bairros Boa Vista, Chica Ferreira, Alfredo Freire e Amoroso Costa. Em cada um deles, a equipe padrão realizou 13 ações de limpeza pesada.

A média diária de sujeira recolhida é de três e meio caminhões caçamba. No entanto, o secretário Carlos Roberto Lopes lembra a necessidade de a população colaborar e descartar o lixo nos locais apropriados. "A maioria dos locais onde o lixo e entulho são acumulados fica próximo aos ecopontos", ressaltou.

Vale lembrar que essa irregularidade, de acordo com o Código de Posturas,  é passível de multa de 2 Unidades Fiscais do Município (UFMs), e no caso de reincidência a multa será cobrada em dobro a cada nova infração. Cada UFM equivale atualmente a R$ 293,47.
 
A Sesurb também mantém equipe de cata trecos, que recolhe material inservível nos canteiros centrais das avenidas, onde as pessoas têm feito descarte de entulhos e móveis velhos. Sofás e guarda-roupas são constantemente deixados em vias, que nos últimos três meses somaram 366 toneladas de lixo através de 244 recolhimentos, em 35 bairros.

O caminhão cata treco recolhe TVs, sofás, armários e computadores, entre outros, que são descartados em terrenos e até nas vias públicas. Esse serviço é realizado de acordo com as demandas enviadas pela população, de modo a evitar o acúmulo deste tipo de descarte nas ruas da cidade. “Por isso contamos também com o apoio de toda a população”, apontou o secretário. O planejamento das ações é feito atendendo às demandas repassadas pelo Cidade Ativa, de acordo também com a urgência, quando há risco iminente para a população. E ainda atendendo demandas encaminhadas pelos vereadores.

 
 
 

Outras Notícias: Serviços Urbanos



Voltar