Plano Municipal de Imunização

 

1. INTRODUÇÃO


No início de dezembro de 2019, casos de pneumonia de origem desconhecida foram identificados em Wuhan, capital da província de Hubei da China. Em 31 de dezembro de 2019, esses casos foram associados a um novo RNA vírus (betacoronavírus 2) como patógeno responsável, atualmente denominado SARS-CoV2 ou Coronavírus. A doença causada poer este vírus é chamada de COVID-19. A covid-19 é a maior pandemia da história recente da humanidade, que causa infecção respiratória aguda potencialmente grave. Trata-se de uma doença de elevada transmissibilidade e distribuição global. A transmissão ocorre principalmente entre pessoas por meio de gotículas respiratórias ou contato com objetos e superfícies contaminadas.

 

No dia 30 de janeiro de 2020, diante da realidade de disseminação mundial do novo Coronavírus, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o evento como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). A OMS enfatizou a necessidade urgente de estudos que identificassem a fonte de infecção, a forma de transmissão, o sequenciamento genético do vírus para o desenvolvimento de vacinas e medicamentos antivirais, bem como o fortalecimento da preparação e resposta ao novo evento, especialmente nos países e regiões mais vulneráveis. No dia 03 de fevereiro de 2020 foi declarada Emergência em Saúde Publica de Importância Nacional (ESPIN) no Brasil, em decorrência da infecção humana pelo novo Coronavírus, por meio da Portaria GM/MS No188, 03/02/2020.

 

Em 15 de março de 2020, foi publicado o Decreto Estadual no47.886, o qual dispõe sobre medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento e contingenciamento, no âmbito do Poder Executivo, da pandemia causada pelo novo Coronavírus.

 

Em 13 de Março a Prefeitura Municipal de Uberaba-Mg publica o decreto 5.328, que “Dispõe sobre as medidas de enfrentamento de emergência em saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019” e da outras providencias, e em 16 de Março de 2020 institui no Decreto 5.349, que cria o Grupo Estratégico de Gestão de Risco e Comitê Técnico-Ciêntifico para ações relacionadas ao coronavírus, no âmbito do munícipio de Uberaba, Estado de Minas Gerais e dá outras providências Iniciamos neste momento um plano de operacionalização da vacinação contra o Covid-19, no munícipio, seguindo as diretrizes do Estado de Minas Gerais e o Ministério da Saúde, entendendo que novamente a vacina será a forma mais eficaz de contenção desta pandemia, que trouxe inúmeras consequências do ponto de vista de saúde pública, social, político e econômico para o país como um todo.

 

Esta proposta segue moldes de vigilância e promoção de saúde, com ação conjunta intersetorial de trabalhos para assegurar as medidas sanitárias preventivas de autocuidado de virologia em relação ao COVID-19 e atividades de prevenção e controle. A modalidade de trabalho em ação conjunta define a necessidade da uniformização de ações determinantes para enfrentar a atual e as futuras epidemias com infraestrutura de saúde solidária, coordenada e articulada entre os setores de Saúde e Gestão de Governo para a população.

 

Este documento apresenta dados epidemiológicos do munícipio e ações especificas a serem implementadas. O plano será disponibilizado aos profissionais de saúde do munícipio, no qual estão definidas as ações precisas de cada nível de catenção que devem ser implantadas ou intensificadas no cotidiano dos serviços de saúde.

 


CODIUB © COPYRIGHT 2020. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
CODIUB