WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

06/01/2021 - Prefeitura estende horário do comércio para garantir saldão de estoque

Empresários e representantes de entidades classistas de Uberaba, entre elas, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) participaram, na manhã desta quarta-feira (06), de uma reunião com a prefeita, Elisa Araújo, e a secretária adjunta e interina da Saúde, Juliana Lima Ribeiro, a fim de discutirem a abertura do comércio neste domingo (10) para a realização do tradicional saldão de estoque. Na ocasião, ficou definida a ampliação de horário e aumento nos dias de promoção.

Elisa expôs a preocupação com o aumento de casos da doença no mês de janeiro por causa das festas de fim de ano e viagens, e ressaltou a importância de manter as medidas restritivas vigentes no Decreto 6.305/2020. Ela comentou que, como empresária, entende as reivindicações, mas que o Comitê Técnico Científico de Enfrentamento à Covid-19 recomendou a não abertura no domingo.

Para a secretária adjunta e interina da Saúde, acumular pessoas nesse momento não é seguro. Juliana disse que se trata de um ano atípico e lembrou que o saldão sempre aconteceu, mas que a pandemia é a primeira vez.

Durante a reunião, Elisa defendeu a ampliação do horário do comércio e o aumento de dias para a realização do saldão a fim de evitar aglomeração. Ela também disponibilizou a Guarda Municipal para dar apoio aos lojistas.

Após as discussões, ficou definido a flexibilização do horário entre 7h e 20h a partir desta quinta-feira (07) até o dia 16 de janeiro, exceto no domingo (10). Segundo a secretária adjunta e interina da Saúde, ainda hoje será feita uma alteração pontual no Decreto vigente permitindo o funcionamento nesse período.

"Olhando a necessidade do município em relação à questão comercial, mas tendo em vista a pandemia e o aumento do número de casos esperado para este mês de janeiro, nós, em comum acordo, ajustamos uma flexibilidade no horário e aumento nos dias para a realização do saldão para que não haja acúmulo de pessoas nem aglomeração, a fim de não impactar nos números em relação ao Coronavírus na nossa cidade", comentou Juliana.

O presidente da CDL, Angelo Crema, ficou satisfeito com a solução apresentada. Segundo ele, o tradicional saldão de Natal e Ano Novo sempre aconteceu na primeira quinta, sexta, sábado e domingo de janeiro. "Nós viemos conversar com a prefeita e com a secretaria de Saúde. Elas explicaram que, infelizmente, no domingo não vão liberar, mas entenderam a necessidade de se expandir o horário do comércio durante esse período. Fomos muito bem recebidos", afirmou. Crema garantiu que os lojistas vão contribuir com a não disseminação do vírus evitando a aglomeração de clientes e por meio da higienização constante das mãos.

Para Elisa, trata-se de uma solução que atende aos empresários sem representar risco aos uberabenses. "Foi um acordo que não vai colocar a população em risco de contaminação. Um tempo maior do comércio aberto facilita com que as pessoas não precisem se aglomerar em poucas horas de funcionamento das lojas. Assim, a gente também evita de abrir no domingo, quando há uma aglomeração maior", finalizou.

 

Jorn. Marcelo Lemos

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar